Educação Infantil deve abrir 830 novas vagas até julho

Quatro unidades serão entregues em maio, quatro em junho e duas em julho. Ampliações são por salas modulares | Foto: Reprodução

Postado em: 05-05-2021 às 08h26
Por: João Paulo
Imagem Ilustrando a Notícia: Educação Infantil deve abrir 830 novas vagas até julho
Quatro unidades serão entregues em maio, quatro em junho e duas em julho. Ampliações são por salas modulares | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia espera ampliar 830 novas vagas da Educação Infantil com as entregas das extensões de creches e escolas municipais através de salas modulares. Deste total de vagas, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que atendem crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, terão 430 vagas. Já as escolas municipais, que atendem menores a partir de 4 anos, serão 400, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME). 

De acordo com a Secretaria, a expectativa é que quatro unidades sejam entregues em maio, quatro em junho e duas em julho. A ampliação do Cmei Demes Junio Divino de Freitas acontecerá no próximo dia 7 de maio e trará 100 novas vagas. Ainda neste mês, está prevista a inauguração do Cmei do Residencial Alphaville, no setor homônimo (50), Cmei Maria Genoveva, no Setor Santa Genoveva (70), Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro, na Vila Itatiaia (70 vagas).

No mês de junho, está prevista a entrega das ampliações no Cmei Criança Cidadã, no Setor Leste Universitário (50 vagas), Escola Municipal Recanto do Bosque (70 vagas), Escola Municipal Jesuína de Abreu, no Parque Amazônia (50 vagas), Cmei Bairro Goiá (50 vagas). Em julho, a prefeitura entrega a ampliação na Escola Municipal Professora Deushaydes, no Celina Park (70 vagas) e Escola Municipal Waterloo Prudente, no Bairro Goiá, (70 vagas).

Continua após a publicidade

Já inaugurados

No último dia 28 de abril, a Prefeitura entregou 100 vagas para a Educação Infantil com a ampliação do Cmei Alto da Glória. Assim como acontecerá nas outras unidades já citadas, o local foi expandido com os Ambientes de Rápida Instalação (ARI), que são as populares salas modulares. Com isso, o local ganhou mais 100 vagas e agora atende 180 crianças.

Na solenidade, o prefeito da Capital, Rogério Cruz (Republicanos) destacou os números de vagas de ensino que Goiânia deve ganhar com as próximas inaugurações. “Temos muitos Cmeis a serem inaugurados e ampliados. Ampliamos 100 vagas aqui e 100 no Cmei Vale dos Sonhos. Temos uma média de 35 Cmeis para inaugurar, com previsão de 2.575 vagas. Ainda é uma quantidade inferior da qual precisamos, mas temos ainda mais oito unidades de alvenaria que estamos retomando as obras”, destacou o prefeito.

O secretário da Educação, Wellington Bessa, afirmou que a expansão das unidades de alvenaria é uma das alternativas mais rápidas para ampliação das vagas na Educação Infantil. “A expansão das unidades já existentes foi uma alternativa que nós encontramos para aumentar o quantitativo de vagas na rede municipal. Conseguimos aproveitar o que já existe e modernizar toda a estrutura, com ar condicionado, lousa 360º e demais estruturas. O que podemos concluir com as salas é que são de rápida implantação e seguras, e estamos instalando o saldo contratual que ainda temos e planejando novas aquisições”, ressaltou.

Juliana Faria, diretora da unidade há seis anos, também falou sobre a importância da ampliação do local. “Essa ampliação é fundamental, porque temos uma demanda muito grande. É fundamental para atender melhor a comunidade e para que as crianças tenham acesso a uma educação pública de muita qualidade. Elas [crianças] têm o direito de estar aqui. Para nós, é um sonho realizado. Estou aqui no Cmei há 15 anos e são 15 anos sonhando com esta ampliação”, destacou.

Já na última segunda-feira (3), o prefeito inaugurou a obra do Cmei João Navega Aguiar, que fica no Residencial Orlando de Morais. Adotando o mesmo modelo de expansão por salas modulares, a prefeitura disponibilizou 80 novas vagas para a Educação Infantil para a comunidade. Com isso, o local passa a atender 210 crianças em período integral.

A unidade ainda recebeu, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), pintura, manutenção, reparos nas instalações elétricas e preparação da área interna para estacionamento. O local ainda contou com a instalação de rede elétrica e construção de calçadas e rampas destinadas ao acesso com acessibilidade das salas modulares.

O prefeito de Goiânia foi representado pelo secretário de Governo, Arthur Bernardes, que falou sobre os investimentos realizados na Educação da Capital. “Estamos o tempo todo na prefeitura procurando melhorias para a sociedade. A Educação é o caminho e a solução para todas as adversidades do mundo. Todos nós sabemos da importância de um Cmei como esse aqui. Somos referência para todos, inclusive para a rede particular”, declarou.

A expansão de vagas na unidade era um desejo de toda a comunidade, conforme explica Kátia Coura, diretora da instituição. “Só fazemos as coisas com perfeição quando a gente exige. Estou feliz, porque faço crianças felizes. Estou aqui para atender cada criança que precisa de nós. Trabalhamos muito com a minha equipe e a SME”, pontuou a professora.

Veja Também