Grupo com deficientes visuais realiza passeio ciclístico em Goiânia

O passeio ciclístico está previsto para iniciar-se às 8h30 de domingo

Postado em: 23-02-2023 às 14h08
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Grupo com deficientes visuais realiza passeio ciclístico em Goiânia
O passeio ciclístico está previsto para iniciar-se às 8h30 de domingo | Foto: Divulgação

O próximo domingo (26/2) será um dia de expectativa, diversão e companheirismo para os integrantes do pedal inclusivo Na Bike com Deficiente Visual (NBDV). O grupo retoma as atividades depois de dois meses de pausa com o intuito de realizar os passeios mensais, nos quais proporciona a ressocialização, a prática da atividade desportiva e o conhecimento de locais públicos e inusitados de Goiânia às pessoas que não enxergam ou têm problemas visuais de natureza grave.

O passeio ciclístico está previsto para iniciar-se às 8h30 de domingo. Condutores voluntários e deficientes visuais, os DVs, vão se concentrar no Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico, às 8 horas. De lá, o grupo vai pedalar pelas ruas e avenidas da capital até chegar ao Parque Anhanguera. Está prevista uma parada para hidratação na Tendas Frutas. Os participantes do pedal vão se refrescar e deliciar com frutas cedidas pelo proprietário do estabelecimento, Danilo Lino de Souza, que se solidarizou com os propósitos do NBDV. Depois, os ciclistas retornam ao Parque Areião.

O grupo Na Bike com Deficiente Visual foi estruturado em 2016 com o objetivo de proporcionar lazer, alegria, interação e sensação de liberdade às pessoas que têm a limitação da deficiência visual. Os passeios são realizados em bicicletas tandens, com dois assentos, adaptadas para a condução de DVs. Durante o trajeto, os condutores descrevem para o DV os principais pontos turísticos e tradicionais da cidade. Desde a criação, o grupo tem se firmado e se fortalecido, realizando os pedais inclusivos todos os meses.

Continua após a publicidade

Esse é o 43º pedal inclusivo do NBDV. O presidente do grupo, Emerson Martins Cardoso, destaca que os passeios ciclísticos mensais contam sempre com o apoio valoroso da Unimed Goiânia e da Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM). A Unimed Goiânia disponibiliza uma equipe de profissionais e uma ambulância dotada de material para pronto atendimento, caso haja necessidade. Além disso, fornece ao NBDV recursos revertidos na aquisição das bicicletas tandens. Já a SMM viabiliza equipes em carros e motocicletas responsáveis por monitorar, garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos ciclistas.

Agenda

  • Data: 26 de fevereiro
  • Horário: 8h30
  • Evento: Passeio Ciclístico do Grupo Na Bike com Deficiente Visual
  • Concentração: Parque Areião, Setor Pedro Ludovico

Veja Também