Mais de 160 mulheres foram vítimas de feminicídio este ano, em Goiás

A Secretaria da Segurança Pública de Goiás, divulgou números nesta quinta (27) que mostram que, de janeiro a março deste ano, 167 foram vítimas de feminicídio no Estado.

Postado em: 27-04-2023 às 16h49
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 160 mulheres foram vítimas de feminicídio este ano, em Goiás
Foto: Divulgação/SSP

A Secretaria da Segurança Pública de Goiás, divulgou números nesta quinta (27) que mostram que, de janeiro a março deste ano, 167 foram vítimas de feminicídio no Estado. O número, apesar de alto, é menor do que o registrado no ano passado. Além disso, todos os demais crimes também tiveram queda considerável no primeiro trimestre do ano, em comparação ao ano passado.

De acordo com a SSP, a redução dos casos de feminicídio foi de 0,6%, sendo que em 2022, 166 mulheres foram assassinadas em Goiás, entre janeiro e março. Segundo os dados apresentados à imprensa, a maior queda de criminalidade foi registrada em casos de latrocínio, com nove crimes, contra três, em 2023. Sendo assim, a queda foi de 66,7%.

Nos três primeiros meses do ano passado, a SSP registrou 294 homicídios em Goiás, que caiu para 270 este ano, representando uma redução de 8,2%. Assim, no campo, afirmou o titular da SSP, coronel Renato Brum, as ações integradas promoveram uma redução de 22% nas ocorrências de furtos em propriedades rurais. Tais casos caíram de 977 (2022) para 759 neste ano.

Continua após a publicidade

O secretário e o governador Ronaldo Caiado comemoraram o fato de 126 municípios de Goiás não registrarem nenhum crime violente neste primeiro trimestre. Somente em janeira a março, as forças policiais goianas efetuaram 6.822 prisões em flagrante, e apreenderam 7.942kg de drogas. Além disso, apreenderam 1.2.51 armas de fogo neste mesmo período.

Contabilização

A assessoria da SSP, disse ao Mais Goiás, que o Observatório da Segurança Pública ainda não catalogou o número das tentativas de feminicídio registradas nos três primeiros meses deste ano, no Estado.

A promessa é que esse número será contabilizado e fornecido à imprensa nos próximos dias.

Leia também:

Veja Também