Governo lança APP Mulher Segura para combater violência doméstica em Goiás

A mulher poderá pedir ajuda, acompanhar o deslocamento da viatura e ter sua localização compartilhada com os policiais

Postado em: 17-05-2023 às 08h07
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo lança APP Mulher Segura para combater violência doméstica em Goiás
A mulher poderá pedir ajuda, acompanhar o deslocamento da viatura e ter sua localização compartilhada com os policiais | Foto: Divulgação

O Governo de Goiás apresentou, nesta terça-feira (16/05), o aplicativo Mulher Segura, para ajudar mulheres em situação de violência doméstica. De modo geral, a mulher poderá pedir ajuda, acompanhar o deslocamento da viatura e ter sua localização compartilhada com os policiais.

O Estado registrou o maior número de casos de violência contra a mulher dos últimos três anos, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). Desde o assédio moral e sexual até o feminicídio, diferentes dimensões da violência marcam a experiência da vida de mulheres de todas as idades no estado.

O aplicativo está disponível gratuitamente tanto para aparelhos com sistema Android como para os que possuem o sistema iOS. Ele conta com login autenticado para todas as mulheres, acionamento de emergência para casos de violência e ainda sistema de georreferenciamento para localização mais precisa do chamado.

Continua após a publicidade

Para usar o aplicativo primeiro é preciso fazer um cadastro e autenticação de acesso; na tela principal há um botão de solicitação de ajuda; com o acionamento pela mulher, um atendente confirma a ocorrência e uma viatura policial é enviada para o atendimento emergencial.

Leia também: Goiás possui o maior índice de violência contra a mulher

Outras medidas

Em Goiás, durante o ano de 2020 foram registrados 35.287 casos de violência doméstica contra a mulher. No ano seguinte, houve um aumento de 296 casos e, no ano passado, o número de vítimas aumentou para 38.470. De 2020 a 2022, houve um aumento de 23% em relação aos crimes contra a honra, que envolvem calúnia, difamação e injúria. Durante o mesmo período, os casos de lesão corporal e ameaça subiram 1,7% e 5,6%, respectivamente.

Além disso, as ocorrências de estupro ampliaram em 10,2% e de feminicídio em 29,5%. Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, o maior desafio para a Segurança Pública de Goiás é o feminicídio. O crime consiste em homicídios praticados contra a mulher por razões da condição do gênero feminino e em decorrência da violência doméstica e familiar, ou por menosprezo ou discriminação à condição de mulher. 

O lançamento do aplicativo se junta a outras medidas já em vigor, como o Pacto Pelo Fim da Violência Contra A Mulher, a criação da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem), o Protocolo Todos Por Elas em bares e restaurantes, além da expansão do Batalhão Maria da Penha para todos os 246 municípios goianos.

Leia também: Lady Driver: aplicativo de transporte para mulheres começa a funcionar

Veja Também