Como liberar memória no Mac

Se começar a notar que o seu Mac está lento, é sinal que está na hora de libertar espaço do portátil

Postado em: 11-09-2023 às 10h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Como liberar memória no Mac
Se começar a notar que o seu Mac está lento, é sinal que está na hora de libertar espaço do portátil | Imagem: Divulgação

Liberar a memória no Mac é essencial para o seu melhor funcionamento. Se começa a notar que o seu Mac está demasiado lento é sinal que está na hora de libertar espaço do portátil. Nesse sentido, saiba que existem várias maneiras rápidas de liberar a memória do Mac, de modo a torná-lo mais rápido e eficiente.

Mas antes de avançarmos, pedimos-lhe que faça uma análise da memória do seu Mac. Para isso vá às Preferências de sistema e perceba que programas e aplicações estão a ocupar a memória do seu PC. Note que além dos softwares que instalou no passado, também outros arquivos (como as músicas, vídeos e fotografias), são responsáveis por ocupar a memória do Mac, podendo atrasá-lo. Esta análise vai-lhe ajudar a perceber quais os maiores e mais pesados, permitindo-lhe apagar/desinstalar aqueles que não usa.

Contudo, para conseguir mais espaço na memória, há ainda outras ações que pode levar a cabo. 

Continua após a publicidade

Para começar, através do Monitor de atividade vai ficar a saber que programas estão abertos naquele exacto momento e quanto de memória eles consomem. Para que tenha uma ideia, as páginas do Google Chrome são dos elementos que mais impactam a energia consumida por um PC e, muitas vezes, durante o uso, acabamos por deixar janelas que não necessitamos abertas, afetando com isto a performance do Mac.

Além disso, diga-nos a verdade: quantas vezes encerra o Mac sem fechar as janelas de navegação, assim como outros programas do PC? Tudo isto ocupa memória. Por isso, desligue-as sempre. E mais, perceba quais são as apps que são automaticamente carregadas sempre que inicia o Mac, pois estão certamente a sobrecarregar a RAM do computador. Em Itens de início, pode definir quais as aplicações que abre ou não quando começa a trabalhar com o seu Mac. Desse modo, verá que não sobrecarrega tanto a memória.

Por outro lado, também pode ser muito útil libertar espaço do Mac. Assim sendo, reveja os programas e aplicações que não usa e elimine-os definitivamente. Portanto, lembre-se de esvaziar o lixo do Mac, retirando, de vez, estes itens do seu computador. Outra dica útil é passar a guardar as suas fotografias, vídeos e outros ficheiros em nuvem (no caso do Mac, na iCloud), de modo a poupar o espaço do portátil. Lembre-se ainda de apagar os backups e os downloads antigos (sobretudo os vídeos, pois são sempre muito pesados), assim como liberar dados e ficheiros em cache que podem estar a ocupar espaço na memória.

Uma maneira mais fácil e rápida é procurar uma app. de referência que faça tudo isto por si. Hoje em dia, existem aplicações preparadas para o Mac e que, automaticamente, levam a cabo todas estas tarefas, assim como a atualização das últimas versões dos sistemas que usa. São muito úteis para manter o Mac a funcionar rapidamente, com a vantagem que fazem todo o trabalho – análise, diagnóstico e resolução – por si.

Uma coisa é certa, da próxima vez que o seu Mac estiver muito lento ou pouco responsivo, não desanime. Até ter de comprar um novo, ainda há muito que pode fazer. Afinal, tratam-se de bons computadores, com um ecossistema de qualidade e também muito seguros.

 

PI25350

Veja Também