Uma das bebês precisa de cirurgia no coração com urgência

Siamesa separada da irmã na semana passada precisa de cirurgia no coração com urgência para sobreviver

Postado em: 27-08-2018 às 14h05
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma das bebês precisa de cirurgia no coração com urgência
Siamesa separada da irmã na semana passada precisa de cirurgia no coração com urgência para sobreviver

Fernanda Martins

Uma das gêmeas siamesas que nasceu em Goiânia na semana passada precisa de cirurgia no coração com urgência. E não há previsão de quando poderá passar pelo procedimento, pois a bebê ainda está se recuperando da cirurgia de separação. As duas estão em estado gravíssimo, porém estável, e respiram com ajuda de aparelhos, com a alimentação feita através de veia.

Continua após a publicidade

As irmãs siamesas Débora e Catarina nasceram unidas pelo tórax e abdômen na última quarta-feira (22), na 37ª semana de gestação, compartilhando apenas o mesmo fígado. Débora nasceu com uma malformação no coração, a cardiopatia cianogênica grave, o que deu origem a dois problemas: a transposição das grandes artérias (quando a aorta está ligada ao ventrículo direito), e uma conexão entre as câmaras do coração (faz com que o sangue oxigenado se misture com o sangue venoso). Esse problema dificulta a recuperação dela da cirurgia de separação.

Segundo o cirurgião cardiovascular, Wilson Silveira, o procedimento pelo qual a recém nascida precisa passar é complexo e tem taxa de mortalidade entre 5% e 30%, indicado ser feito em bebês a partir de dois meses. O cirurgião acompanha as gêmeas desde a separação.

O caso

A cirurgia de separação das crianças durou cerca de 5 horas e foi feita em caráter de urgência, devido ao problema no coração de uma delas. 12 profissionais participaram do procedimento, além do cirurgião pediátrico Zacharias Calil. A mãe das meninas, Viviane de Menezes dos Santos, de 30 anos, veio de Salvador (BA) com o marido e chegou a Goiânia na última segunda-feira (20) para realizar o trabalho de parto no Hospital Materno Infantil. 

O HMI é considerado unidade de referência no parto de gêmeos siameses, é o único hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) habilitado para realizar cirurgias de separação no País.

Veja Também