Projeto de micropigmentação restaura a autoestima de mulheres que enfrentaram o câncer

É nesse contexto que o projeto "Um Sorriso no Seu Olhar" surge como um verdadeiro refúgio para essas mulheres

Postado em: 23-10-2023 às 08h20
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto de micropigmentação restaura a autoestima de mulheres que enfrentaram o câncer
“Um sorriso no seu olhar" oferece atendimento gratuito a mulheres que perderam as sobrancelhas devido ao câncer | Foto: Arquivo pessoal cedido ao O Hoje

O câncer é uma doença que afeta não apenas o corpo, mas também a mente e a autoestima das pessoas que passam por essa difícil jornada. Durante o tratamento, muitas mulheres perdem não só os cabelos, mas também as sobrancelhas, o que pode abalar ainda mais a sua confiança e imagem pessoal. 

É nesse contexto que o projeto “Um Sorriso no Seu Olhar” surge como um verdadeiro refúgio para essas mulheres. Através da técnica de micropigmentação, oferecida pelo Instituto Olhar Radiante (@olharradianteoficial), as participantes têm a oportunidade de recriar suas sobrancelhas e resgatar não apenas a aparência estética, mas também a autoestima perdida.

Inspiradas pelas experiências pessoais e motivadas a fazer a diferença na vida de outras mulheres em situação semelhante, as fundadoras do projeto se uniram e criaram “Um Sorriso no Seu Olhar”. O objetivo principal é proporcionar um momento de cuidado e beleza para aquelas que enfrentaram o câncer.

Continua após a publicidade

Ludmila Dayrell, sua irmã Ana Carolina Rodrigues, sua mãe Aparecida Dayrell e sua avó Evalda de Carvalho são as mulheres que lideram este projeto. Elas compartilham uma jornada marcada pela perda de entes queridos – tio, avó e pai – na luta contra o câncer. 

“Por muitos anos eu também parei de correr do câncer. Na verdade, eu enfrentei e entendi que ele seria o propósito de nossas vidas, né? Para ajudar outras pessoas. O projeto foi o que mais me ajudou, tanto eu quanto a Ludmila, para que a gente conseguisse vencer o luto e entender que tudo existe propósito nessa terra”, relembra Ana Carolina. 

O projeto oferece gratuitamente técnicas de micropigmentação para reconstruir as sobrancelhas de pacientes em situação de vulnerabilidade financeira. Estas passam por uma triagem realizada em parceria com a Associação de Apoio às Vítimas de Câncer no Estado de Goiás (AAVCEG), garantindo que o benefício alcance quem mais necessita.

Ludmila também é designer e micropigmentadora do instituto e ressalta a importância dessas intervenções para a recuperação emocional das pacientes. “O nosso propósito é transformar muitas vidas por meio do embelezamento dos seus olhares e estamos muito felizes com a ação que vem ganhando forças mês a mês desde que foi lançado.”

A profissional explica que a micropigmentação é uma possibilidade para pacientes oncológicas que já finalizaram o tratamento de quimioterapia. Cada sessão, com duração de aproximadamente 2 horas, é precedida por uma minuciosa análise para garantir a simetria e a harmonização ideais das novas sobrancelhas.

“Queremos incentivar outras empresas e profissionais que trabalham na mesma área para se juntarem a nós, aumentando assim o número de atendimentos mensais gratuitos, avançando também para divulgação no interior do estado de Goiás e não somente Goiânia e Aparecida de Goiânia. Precisamos levar essa informação e alcançar o maior número de mulheres que foram verdadeiras guerreiras na batalha contra o câncer para serem prestigiadas”, finaliza a profissional.

Laurivan Gomes Soares, 51 anos, é uma das beneficiadas pelo projeto. Ela compartilha sua experiência, destacando o impacto positivo que a micropigmentação teve em sua vida após enfrentar o câncer de mama. “Tive câncer de mama, fiz o tratamento, que é um tratamento muito doloroso, e durante o tratamento eu fiquei careca. Perdi também a sobrancelha, e com isso a gente sofre muito, porque o tratamento é um tratamento muito agressivo e a autoestima vai lá embaixo.”

Durante o processo de tratamento, Laurivan conheceu o instituto, que lhe proporcionou a oportunidade de passar pelo procedimento de micropigmentação para recriar suas sobrancelhas. Ela relata com emoção como isso impactou sua autoestima, dizendo: “Com essa micropigmentação eu aumentei muito a autoestima. Então, eu aconselho outras mulheres, outras pessoas, que passarem por esse processo, fazer, né? Aumenta a autoestima, se cuidar, se amar mais. Isso ajuda e muito.”

O Dr. Uirá M. Resende, médico oncologista e diretor clínico do Hospital Hemolabor, reforça a importância dos procedimentos estéticos de reconstrução para a recuperação da autoimagem e autoestima das pacientes. Ele destaca que a conclusão do tratamento de quimioterapia é muito importante para obter o resultado estético ideal em procedimentos definitivos de reconstrução de sobrancelha.

Mais de 100 mulheres já foram agraciadas no projeto 

O projeto celebrou seu primeiro aniversário, abrindo caminho para a segunda edição, repleta de expectativas e planos. Ana Carolina, expressa com entusiasmo: “Temos grandes planos para o nosso projeto. O objetivo é estender as mãos para patrocinadores e empresas alinhadas à nossa visão, fornecendo os recursos vitais para nossa missão, incluindo pigmentos, luvas, algodão, máscaras e agulhas.”

Olhando para o futuro, o projeto estabeleceu metas audaciosas. “Pretendemos atender 30 mulheres por mês”, revela Ana Carolina, com confiança radiante. Essa expansão nos permitirá alcançar mais de 300 mulheres anualmente, todas beneficiadas pelo projeto de forma totalmente gratuita.

O próximo passo é ainda mais ambicioso, visando chegar ao interior de Goiás, onde sabem que muitas pessoas viajam longas distâncias em busca de tratamento no Hospital Araújo Jorge (HAJ). Ana Carolina afirma com determinação: “Queremos ser o suporte necessário para essas mulheres, oferecendo não apenas um serviço de qualidade, mas também uma fonte de confiança e esperança.”

Mas o projeto não para por aí. A visão de Ana Carolina se estende para além das fronteiras do estado de Goiás. “Queremos também ser um ponto de apoio para mulheres de outros estados, que desejam fazer o tratamento pelo SUS aqui no Araújo Jorge”, revela ela.

O projeto almeja tornar o empoderamento feminino uma realidade palpável todos os dias do ano. “O Outubro Rosa não deve ser apenas uma data no calendário, mas sim uma filosofia de vida. Esse é o nosso maior desafio, e é um desafio que enfrentamos com determinação e um compromisso inabalável com a causa”, declara Ana Carolina, encorajando todos a se unirem a essa jornada.

Veja Também