Perdeu o Enem? Descubra os motivos válidos para pedir uma nova chance no vestibular

Só serão aceitos pedidos de participantes que enfrentaram “problemas logísticos” ou por problemas relacionados à saúde

Postado em: 06-11-2023 às 12h07
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Perdeu o Enem? Descubra os motivos válidos para pedir uma nova chance no vestibular
Só serão aceitos pedidos de participantes que enfrentaram “problemas logísticos” ou por problemas relacionados à saúde | Foto: Reprodução

Aplicado neste domingo (5/11), o primeiro dia do Enem 2023 contou com a eliminação de 4 mil pessoas em todo o país. Porém ainda existem vestibulandos que podem solicitar a reaplicação do exame, a partir da próxima semana, respeitando as regras.

Para o estudante que deseja a reaplicação da prova, é necessário o encerramento das provas do Enem, que são aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Para aqueles que não conseguiram comparecer no primeiro ou no segundo dia da prova é necessário fazer a solicitação no portal do participante.

Passo a passo 

Entre os dias 13 e 17 de novembro, após uma semana que a prova do Enem já foi aplicada, é preciso fazer o pedido de reaplicação através do site. 

Continua após a publicidade

Só serão aceitos pedidos de participantes que enfrentaram “problemas logísticos” durante a aplicação da prova no primeiro ou segundo dia de exame ou por problemas relacionados à saúde como em casos onde o participante tenha contraído alguma doença infectocontagiosa, segundo definição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem será reaplicado nos dias 12 e 13 de dezembro.

Para o participante que sofre de alguma doença infectocontagiosa, é preciso deixar isso registrado no portal do participante (clique aqui). A documentação poderá ter no máximo 2MB e deve ser anexada nos formatos PDF, PNG ou JPG. 

No momento do preenchimento para reaplicação, o concorrente precisa preencher diversas informações, como nome completo do solicitante afetado, diagnóstico com descrição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional. São, ao todo, 11 doenças contagiosas aceitas.

Confira a lista das infectocontagiosas contempladas

Coqueluche;

Difteria;

Doença invasiva por Haemophilus influenza;

Doença meningocócica e outras meningites;

Varíola;

Influenza humana A e B;

Poliomielite por poliovírus selvagem;

Sarampo;

Rubéola;

Varicela; e

Covid-19.

Veja Também