Goiás oferece cerca de 7 mil vagas no Sisu 2024 

As inscrições, que começaram nesta segunda-feira (22), representam 2,6% do total de 264 mil vagas ofertadas pelo MEC

Postado em: 22-01-2024 às 12h28
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás oferece cerca de 7 mil vagas no Sisu 2024 
As inscrições, que começaram nesta segunda-feira (22), representam 2,6% do total de 264 mil vagas ofertadas pelo MEC | Foto: Divulgação/ Ministério da Educação

O estado de Goiás disponibiliza 6.828 vagas para estudantes que buscam ingressar no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em sua edição única para o ano de 2024. As inscrições, que começaram nesta segunda-feira (22), representam 2,6% do total de 264 mil vagas ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC) em instituições públicas de ensino superior em todo o país.

A distribuição das vagas por região revela que o Nordeste lidera com 45% das oportunidades, seguido pelo Sudeste com 32%. As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte abarcam 12%, 8%, e 4% das vagas, respectivamente.

As inscrições, conforme o Edital n. 22/2023, ficarão abertas desta segunda-feira a 25 de janeiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, utilizado como critério de seleção, foram divulgados no dia 16 de janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Continua após a publicidade

Mudanças

Diferentemente dos anos anteriores, o Sisu 2024 terá apenas uma edição no ano, ofertando vagas para cursos com início previsto tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024. Com isso, as instituições de ensino superior que aderiram à seleção terão a responsabilidade de realizar a seleção dos candidatos e preenchimento das vagas considerando o desempenho no Enem 2023.

As mudanças implementadas para este ano incluem a realização de uma única inscrição para concorrer às vagas do ano inteiro, tanto para os cursos com início no primeiro quanto no segundo semestre. A escolha do semestre de ingresso dependerá da classificação do candidato no curso pretendido.

Adicionalmente, a nova Lei de Cotas será aplicada nesta edição do Sisu, considerando o desempenho no Enem e o perfil socioeconômico dos candidatos. A classificação será inicialmente na modalidade de ampla concorrência, e, caso não sejam selecionados nessa modalidade, os candidatos serão classificados nas reservas da Lei de Cotas que atendam ao seu perfil socioeconômico.

De acordo com o MEC, as instituições de ensino superior seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas considerará a proporção de estudantes de escolas públicas, estudantes de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, quilombolas.

A oferta de 264.360 vagas no Sisu 2024 abrange 127 universidades, e o ingresso do estudante no curso dependerá da sua classificação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva dessas vagas pelos candidatos mais bem colocados no curso pretendido.

Veja Também