Armas de fogo e munições são apreendidas em região do Vale do Rio Araguaia

Ação conjunta da PRF e Semad foi focada em conter a ação predatória e pesca irregular. Foto: Reprodução

Postado em: 05-04-2021 às 08h20
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Armas de fogo e munições são apreendidas em região do Vale do Rio Araguaia
Ação conjunta da PRF e Semad foi focada em conter a ação predatória e pesca irregular. Foto: Reprodução

Da Redação

Entre os dias 1° até 5 de abril, foi realizada uma operação em conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que resultou na apreensão de 27 armas de fogo, 116 munições e 20 tarrafas entre outros apetrechos irregulares.O objetivo da ação foi de evitar crimes ambientais e fiscalizar a proibição das atividades pesqueiras na região, conforme instrução normativa do Governo de Goiás, editada para diminuir aglomerações nos municípios da bacia do Rio Araguaia.

Fiscais da Semad acompanhados por equipes da PRF fiscalizaram veículos que trafegavam nas rodovias BR-080 e BR-010, que dão acesso a municípios que margeiam o Araguaia e seus afluentes.  As equipes de fiscalização também utilizaram de barcos e passaram por acampamentos e ranchos montados às margens dos rios. Em um deles, três homens foram flagrados com armas, munições, 16 tarrafas, redes e outros equipamentos de pesca. 

Continua após a publicidade

Um homem de 28 anos assumiu a propriedade das armas e foi preso por posse ilegal. O trio ainda foi flagrado descartando um filhote de peixe da espécie Pirara, pescado fora das medidas obrigatórias, do qual foram retirados os esporões e deixado em uma armadilha no rio. Em outro local, os agentes apreenderam mais quatro espingardas, várias munições e outros itens de pesca. A polícia suspeita que o armamento seria utilizado para caça ilegal de animais silvestres.

Chamou a atenção das equipes de fiscalização a vasta quantidade de redes, tarrafas, molinetes e outros itens de pesca encontrados, mesmo com a proibição de atividades de pescaria, campeonatos de pesca esportiva, entre outras atividades, no período de 1º a 05 de abril. Ao todo, foram apreendidos pelas equipes 27 armas de fogo; 116 munições; duas armadilhas fotográficas; uma motosserra; um arbalete; 20 tarrafas e 15 redes de pesca. Realizados, ainda, 15 autos de infração e 15 termos de apreensão.

Informações: PRF

Veja Também