Reconhecimento da arte goiana no exterior

Artista visual de Goiânia foi o único brasileiro a receber prêmio da Chanel Next Prize 2024

Postado em: 05-04-2024 às 12h20
Por: Letícia Renata
Imagem Ilustrando a Notícia: Reconhecimento da arte goiana no exterior
Dalton Paula destaca-se ainda por diversas mostras no exterior e no Brasil, como na Pinacoteca de São Paulo e no Museu de Arte de São Paulo (MASP) | Foto: Divulgação/Chanel

O goiano e artista visual, Dalton Paula, foi o único brasileiro escolhido para receber o prestigioso prêmio Chanel Next Prize 2024, que busca impulsionar projetos inovadores nas áreas das artes e da cultura, é uma iniciativa do Fundo de Cultura da Chanel.

Representado pela Cerrado Galeria, o artista foi selecionado entre os ganhadores anunciados na semana passada. O prêmio acontece na  60ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, na segunda quinzena de abril, em Veneza, na Itália. 

“Fiquei bastante surpreso e entusiasmado. Posso ser o único brasileiro selecionado na premiação, é o artista Dalton Paula, mas tenho consciência de que não cheguei aqui sozinho. Fui muito ajudado em todo o meu percurso, espero que esta seja uma celebração de todas as mãos que contribuíram para que o artista, o pesquisador e o educador pudessem existir”, destaca.

Continua após a publicidade

A seleção dos vencedores do prêmio, que foi criado em 2021, é realizada por um conselho formado por 25 profissionais de várias áreas artísticas em todo o mundo. A premiação alavanca a produção artística e cultural não apenas por meio de recursos, como também mentoria e networking.

“É um reconhecimento importante do meu trabalho como artista e do caminho que tenho feito também como educador no Sertão Negro Ateliê e Escola de Arte, onde tenho me dedicado a formação de jovens artistas e que envolve a comunidade que vive ao redor da escola. Receber o prêmio me possibilita dar continuidade em todo esse trabalho, assim como abre caminhos para continuar sonhando”, explica.

Além de ser um expoente no cenário da arte contemporânea brasileira, ele atua como educador, tendo criado em 2021 o Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, que visa a formação de artistas. Esse trabalho foi ampliado com o programa de residência artística do Sertão Negro de 2024, viabilizado a partir do prêmio Soros Arts Fellowship, que foi entregue pela Open Society Foundations ao artista em 2023. Dalton Paula destaca-se ainda por diversas mostras no exterior e no Brasil, como na Pinacoteca de São Paulo e no Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Veja Também