Marcelo Perilo lança ‘Obituário’

Autor goiano transporta leitores ao universo do 'tropical sombrio’

Postado em: 06-04-2024 às 10h00
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Marcelo Perilo lança ‘Obituário’
A história que se passa em Goiânia é distribuída na página de modo a sugerir uma árvore, um elemento muito importante na narrativa Foto: Fernando Alves

Neste sábado (6), às 20h, o bar Est Comedoria será palco do lançamento do livro do escritor Marcelo Perilo. Este livro, composto por sete contos fictícios escritos por Perilo ao longo dos últimos quatro anos, promete proporcionar aos leitores uma experiência literária verdadeiramente cativante.

O termo ‘tropical sombrio’ é a chave para entender a estética peculiar por trás de ‘Obituário’. Este estilo, desenvolvido por Perilo, busca incorporar referências artísticas sombrias e lúgubres, incluindo influências latino-americanas, para criar uma obra literária que é ao mesmo tempo sinistra e vibrante. A obra desafia as convenções do que é considerado um livro tradicional, apresentando-se em uma caixa alusiva a uma gaveta mortuária, com suas narrativas dispostas em folhas avulsas que lembram jazigos.

“Essa obra literária não é um livro, uma vez que foi concebida para ter outra forma. Era fundamental que tanto o conteúdo quanto o formato de ‘Obituário’ fossem resultado da pesquisa que eu realizo em busca do estilo tropical sombrio. Nessa proposta literária, a pessoa leitora é convidada a experimentar o que é violentamente sepultado e o que é vivamente celebrado em uma publicação soturna e, que, ao mesmo tempo, tem cores fortes, vibrantes e saturadas”, comenta o escritor.

Continua após a publicidade

Os sete contos exploram uma variedade de temas, desde a mortalidade e os afetos até a busca pela liberdade, em cenários que se desdobram em diferentes épocas e localidades, incluindo as metrópoles de Goiânia e Toronto. A obra surpreende ao apresentar uma rica galeria de personagens, que vão desde seres humanos comuns até entidades incomuns, como um apartamento sedento por sangue e um lago que observa atentamente, conquistando e intrigando os leitores com suas narrativas envolventes e instigantes.

A programação visual é tão intrigante quanto sua narrativa. A diagramação da obra se articula com os contos de forma inovadora, apresentando imagens formadas por palavras e caracteres nas folhas, além de ilustrações que complementam e enriquecem a experiência de leitura. A produção dessa obra não convencional contou com a colaboração de diversos profissionais das artes visuais, incluindo ilustradores, designers e editores.

A ilustração, no miolo da obra, é assinada pelo vitrovil (Vitor de Oliveira), desenhista e designer de jogos; a ilustração e desenho da caixa é da Fernanda Tosta, designer de produtos; a diagramação e editoração eletrônica é da Bia Menezes, designer gráfica. Os textos contaram com revisão e leitura crítica de Beta Reis, escritora e antropóloga; e a edição da obra foi realizada por Alda Alexandre, escritora e criadora do selo literário Rebellium Coletiva.

A editora Alda Alexandre, responsável pela edição do livro, destaca a complexidade e a profundidade desta obra, “Trabalhar com uma obra literária que foge aos cânones do que é um livro convencional é desafiador. ‘Obituário’ carrega um universo enorme de signos. Em sua visualidade, nada é aleatório: tudo ali nasceu das narrativas e do conceito tropical sombrio que forjou a própria obra”.

No lançamento, os leitores poderão adquirir e explorar a obra, além de interagir com o autor presente para dialogar e autografar exemplares. O evento também marcará a apresentação de mais duas obras literárias do selo Rebellium Coletiva, reforçando o compromisso da editora com a promoção e divulgação de talentos literários inovadores.

Sobre o autor

Marcelo Perilo, escritor, antropólogo e ciclista, nasceu em Goiânia e atualmente reside em Belo Horizonte. Com um mestrado e um doutorado em Antropologia, ele traz sua paixão pela escrita para a vanguarda, explorando novas formas de expressão literária com dedicação e paixão. Para Perilo, escrever é uma necessidade tão essencial quanto viajar, especialmente de bicicleta, e sua obra ‘Obituário’ é a prova viva desse compromisso com a criatividade e a inovação na literatura.

Serviço

Lançamento do livro ‘Obituário’

Quando: Sábado (6)

Onde: Rua 230, Nº 139, Setor Leste Universitário – Goiânia

Horário: 20h

Entrada gratuita 

Veja Também