Mulher trans fica entre as 10 finalistas do Miss Alemanha

Ela conta que desde o cinco anos de idade já sabia que se identificava como mulher e preferia brincar com garotas e usar vestidos

Postado em: 02-03-2023 às 18h17
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Mulher trans fica entre as 10 finalistas do Miss Alemanha
Ela conta que desde o cinco anos de idade já sabia que se identificava como mulher e preferia brincar com garotas e usar vestidos | Foto: Reprodução

Aproximadamente 15 mil mulheres se inscreveram para se tornar a próxima Miss Alemanha, de acordo com os organizadores do concurso. Entre as 10 finalistas divulgadas nesta terça-feira (28/2), uma mulher trans, chamada Saskia von Bargen, chamou a atenção.

Saskia vive com os pais e três irmãs mais novas em Friedrichsfehn, no estado da Baixa Saxônia. Ela conta que desde o cinco anos de idade já sabia que se identificava como mulher e preferia brincar com garotas e usar vestidos.

Aos 11 anos, a finalista começou a tomar medicamentos para atrasar a puberdade, e dois anos depois, iniciou uma terapia hormonal feminilizante. Nesta ocasião, declarou sua identidade de gênero na escola e começou a se sentir mais aceita, pois, até então, vestia roupas masculinas para fugir do bullying. Ao atingir a maioridade, passou pela cirurgia de redesignação sexual e escolheu o nome social Saskia.

Continua após a publicidade

“Já desde cedo meus pais perceberam que isso não era apenas uma fase”, afirmou a jovem de 19 anos, que elogia os familiares pelo apoio desde o início. 

Mudanças no concurso

A Miss Germany Studios, empresa que organiza o concurso nacional, mudou radicalmente os critérios de julgamento em uma tentativa de renovar a imagem da competição, que antes era associada a um concurso de beleza em que apenas a aparência importa.

Desde 2019, as candidatas não desfilam na passarela de biquíni e fatores como altura e peso não são mais relevantes. De acordo com Jil Andert, do Miss Germany Studios, a aparência não desempenha mais nenhum papel na seleção. Segundo ela, as mulheres devem demonstrar personalidade e capacidade para serem uma fonte de inspiração.

Embaixadora trans

Von Bargen acredita que o concurso de Miss Alemanha é a plataforma perfeita para que sua história seja contada. Trainee de uma loja de moda, ela quer conscientizar as pessoas sobre como é ser uma mulher trans.

Ela compartilha abertamente sobre coisas que deram errado em sua primeira cirurgia, mas que, apesar das dificuldades, não se arrepende. Foram 12 procedimentos cirúrgicos no total.

Representatividade na final

Von Bargen não é a primeira mulher trans a chegar à final do concurso de Miss Alemanha. No ano passado, Gadou, mulher trans de Hannover, na Baixa Saxônia, também conseguiu chegar longe.

Contudo, Saskia espera ser a primeira mulher trans a vencer. As finais acontecem no próximo sábado (4/3), no Europa-Park em Rust, no estado de Baden-Württemberg.

Com diferentes propósitos, outras finalistas incluem uma consultora de energia que quer promover mulheres em um campo dominado por homens e uma parteira que deseja abrir sua própria casa de parto.

Realizado pela primeira vez em 1927 e proibido durante o período nazista, o concurso Miss Alemanha não deve ser confundido com o Miss Universo Alemanha, no qual é selecionada uma candidata oficial para o concurso de Miss Universo.

Mulher trans está na final no Miss Alemanha
Foto: Reprodução

Leia também:

Veja Também