B9Good, o maior site de pirataria de mangás, foi derrubado pelo governo Chinês, confira

De 14 de fevereiro e 21 de março as autoridades prenderam quatro pessoas, participantes no esquema. Quem divulgou a notícia foi a CODA, Content Overseas Distribution Association - grupo anti-pirataria.

Postado em: 29-03-2023 às 16h07
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: B9Good, o maior site de pirataria de mangás, foi derrubado pelo governo Chinês, confira
B9GOOD, o maior site de pirataria, foi derrubado pelo governo chinês | Foto: Reprodução/B9Good

O Departamento de Segurança Pública da província de Jiangsu, na China, foi responsável pela prisão de responsáveis pelo B9Good, o maior site de pirataria de mangás do mundo. De 14 de fevereiro e 21 de março as autoridades prenderam quatro pessoas, participantes no esquema. Quem divulgou a notícia foi a CODA, Content Overseas Distribution Association – grupo anti-pirataria.

Entre os condenados se encontram dois homens e duas mulheres, de 30 a 38 anos. Um dos homens, de 33 anos, confessou operar o website, e foi solto sob fiança. Sua casa, estimada em US$ 580 mil, foi apreendida pela Segurança Pública. As autoridades acreditam que o homem ganhou em torno de 1 milhão de dólares com a operação.

Apesar das ações das autoridades chinesas, o B9Good.com permaneceu online até o dia 27 de março.

Continua após a publicidade

B9Good

O website teve início em 2008, quando ainda se chamava B9DM. Entre o início de 2021 e final de 22, superou os 300 milhões de visualizações, com cerca de 15 milhões de visitas por mês, sendo que 95% delas vinham do Japão.

A página era conhecida por disponibilizar mais de 60 mil mangás gratuitamente, logo após sua publicação. A guerra entre o B9Good e a CODA começou em outubro de 2016, com a ONG solicitando a remoção do site. Desde então, solicitou mais de 10.000 vezes.

CODA

No início de 2022, a CODA foi considerada uma organização não governamental, com objetivo de proteger os direitos legítimos das empresas associadas. Sendo assim, foram esses desenvolvimentos que facilitaram a identificação e processo criminal do operador do B9Good.

A ONG afirma que esta é a primeira vez que o governo chinês se movimenta contra um site pirata em resposta ao Japão. Portanto, a retirada do B9Good significa um grande avanço para a organização na luta contra a pirataria.

Leia também:

Veja Também