‘Journaling’: Como manter um diário pode te ajudar nos sintomas de depressão e ansiedade

Adotar o hábito do Journaling pode servir de base para adquirir um maior autoconhecimento e diminuir estresse, ansiedade, e sintomas depressivos.

Postado em: 30-03-2023 às 17h13
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Journaling’: Como manter um diário pode te ajudar nos sintomas de depressão e ansiedade
A prática de Journaling pode melhorar sua qualidade de vida | Foto: Freepik

Journaling é um termo em inglês, que se refere à prática de manter um diário. Sendo assim, comumente realizada com jovens, o intuito é de descrever o seu dia a dia, mantendo registro. Adotar esse hábito pode servir de base para adquirir um maior autoconhecimento e diminuir o estresse, ansiedade, e sintomas depressivos.

Apesar de ser mais popular entre os jovens, o Journaling é um hábito recomendado para todas as idades. Longe de ser uma técnica nova, pode ser uma ótima alternativa para promoção da saúde mental, bem como reorganizar pensamentos que nos atormentam diariamente, ao passar para o papel emoções sem filtro algum, ou expressar nossa criatividade.

Ademais, ter um ou mais cadernos pode contribuir para perceber a evolução pessoal ao longo do tempo. Ao reler textos antigos, é possível analisar que certas preocupações já não se mostram tão importantes mais, ou ao perceber um problema de longo prazo, começar a pensar em soluções para o inconveniente, que antes passava despercebido.

Continua após a publicidade

Sendo assim, o Journaling pode ser um aliado para trazer clareza ao indivíduo, ajudando a criar conexões entre os pensamentos e suas atitudes. A prática também colabora em processar as emoções e ajudando a lidar com sentimentos negativos e em tomada de decisões.

Tipos de ‘journals’

  • Diário de gratitude: Anotar uma lista de coisas positivas pelas quais você está grato pode ajudar no sono e reduzir o estresse;
  • Diário de sonhos: Muito ligados ao subconsciente, anotar os sonhos pode te ajudar no autoconhecimento e desenvolvimento na terapia;
  • Diário de reflexão: Ao escrever reflexões você pode começar a entender seus pensamentos e clarear a mente para tomada de decisões.

Estes e muitos outros tipos de diário podem melhorar sua qualidade de vida, não perca tempo!

Leia também:

Veja Também