Como aliviar dor na garganta; veja dicas

Embora seja importante investir no autocuidado para prevenir a chegada do problema, caso já tenha se instalado, é preciso saber como aliviar a dor e recuperar a saúde.

Postado em: 05-04-2023 às 14h39
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Como aliviar dor na garganta; veja dicas
A dor de garganta é uma inflamação que ocorre no tecido que protege nossa mucosa, principalmente onde se localizam nossas cordas vocais, laringe e faringe. | Foto: Freepik

A dor de garganta é uma inflamação que ocorre no tecido que protege nossa mucosa, principalmente na região onde se localizam nossas cordas vocais, laringe e faringe.

Portanto, é uma resposta do nosso corpo, que dilata os vasos sanguíneos da região para facilitar o acesso de células de defesa, para proteger nosso corpo.

Embora seja importante investir no autocuidado para prevenir a chegada do problema, caso já tenha se instalado, é preciso saber como aliviar a dor e recuperar a saúde. Aqui vão algumas dicas do que fazer para ajudar, fortalecendo o bem-estar e qualidade de vida de quem está sofrendo com isso.

Continua após a publicidade


1. Hidratação

É importante manter-se hidratado nesse momento. A hidratação ajuda a manter a mucosa do corpo equilibrada, garantindo o alívio da tosse, que geralmente acompanha a dor de garganta. Além disso, a água ajuda a eliminar as toxinas do corpo, levar nutrientes para as células e a fazer os órgãos funcionarem corretamente.


2. Medicamentos

O uso de medicamentos anti-inflamatórios, antialérgicos e analgésicos costuma fazer parte do tratamento indicado pelos médicos. Entretanto, é extremamente importante não se automedicar, e consultar um profissional antes de tomar qualquer remédio.


3. Alimentação

Existem alimentos que não são recomendados para melhorar a dor de garganta, como: pimenta, laranja, vinagre e cereais em geral. Esses são alimentos que podem irritar a garganta.

Entretanto, existem alimentos como chás, sopas com ingredientes que possuem ação anti-inflamatória como alho, romã, gengibre, própolis e mel. Ademais, alimentos líquidos e quentes são mais indicados.

Além disso, é bom investir em gargarejos, pois têm ação antimicrobiana, bactericida e desinfetante. Um dos mais famosos e mais indicado é o de água morna e sal, mas há quem inclua o vinagre. Duas vezes por dia é o suficiente para aliviar os sintomas.


4. Voz

Recomenda-se o repouso e evitar usar a voz. Dessa forma, essa atitude ajudará no tratamento e no alívio do incômodo, minimizando os efeitos desagradáveis de uma garganta inflamada.


5. Evitar friagem

Muitos dizem que as variações de temperatura podem causar dores de garganta. Segundo eles, as mudanças prejudicam as mucosas respiratórias e a imunidade. Sendo assim, abre-se espaço para o ataque de bactérias e vírus.

Sabendo disso, é essencial se manter protegido do frio, mantendo o ambiente limpo, livre de poeira ou pelos de animais, que também previne a inflamação causa por alergias. Além disso, umidificadores de ambiente também servem como suporte ao tratamento.


6. Pastilhas para a garganta

Essa é uma das formas mais práticas e eficientes para amenizar a dor de garganta, pois agem diretamente na região, diminuindo o desconforto. Logo, são uma ótima alternativa para casos mais leves. Entretanto, caso a inflamação seja causada por alguma bactéria, é preciso atenção e nesses casos é importante utilizar medicação prescrita por um especialista.


As soluções mencionadas, principalmente quando aplicadas no início do problema, podem ser muito efetivas. Porém, caso não tenha melhoras ou caso a dor de garganta esteja acompanhada de outros sintomas como a febre, recomenda-se contar com a ajuda de um profissional.

Leia também:

Veja Também