Corinthians vence clássico e mantém vantagem

Com recorde de público na Arena, Timão derrota Palmeiras por 3 a 2 e fica perto do título do Brasileirão

Postado em: 06-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Corinthians vence clássico e mantém vantagem
Com recorde de público na Arena, Timão derrota Palmeiras por 3 a 2 e fica perto do título do Brasileirão

Edivaldo Barbosa

Com o apoio de sua torcida, que lotou a Arena, o Corinthians voltou a respirar ares de campeão brasileiro após vencer o clássico contra o Palmeiras, ontem à tarde, em São Paulo, pela 32ª rodada da Série A. A vitória por 3 a 2 aumentou a vantagem do Timão, que não vencia há quatro rodadas – três derrotas e um empate –, na luta do título nacional de 2017. O duelo teve recorde de público no estádio do Corinthians: 46.090 torcedores pagantes (46.493 presentes), com renda de R$ 2.908.847,10.

Continua após a publicidade

Agora com 62 pontos, o Corinthians abriu seis de vantagem sobre o Santos (56) e oito com relação ao Grêmio (54) e o rival Palmeiras (também com 54 pontos). Restam seis rodadas para o término do Brasileiro e o Timão, com isso, terá que apenas administrar resultados para levantar o troféu de campeão brasileiro.

O clássico deste domingo foi bastante disputado, principalmente no primeiro tempo na Arena Corinthians. Somente com a presença da torcida do Timão, os rivais fizeram um grande jogo, sendo que os corintianos chegaram abrir 2 a 0 antes do 30º minuto – gols de Romero e Balbuena. Mina diminuiu ainda na etapa inicial. Logo em seguida, cobrando pênalti, Jô fez 3 a 1. No segundo tempo, Moisés marcou para os palmeirenses.

O jogo

Cercado de muita expectativa, o clássico começou com muita movimentação. O Palmeiras, apesar de atuar na casa do rival e sem a presença da sua torcida, não se importou e buscou cadenciar a partida. O Corinthians, ao contrário, tentou se impor diante de um adversário bem postado taticamente. Os visitantes, logo a 1 minuto, chegaram com perigo. Moisés tocou a bola para Mayke, que cruzou e Mina cabeceia à direita do goleiro Cássio.

O Palmeiras dava a nítida impressão que iria explorar as jogadas de contra-ataques diante de um adversário disposto a dar uma resposta à sua torcida. Aos 2 minutos, Keno tocou para Borja. O colombiano chutou por cima do gol corintiano. A partir do 5º minuto, o Timão conseguiu equilibrar as ações e passou a chegar ao gol defendido por Fernando Prass. O Corinthians explorava, principalmente, as jogadas pela direita diante de um adversário que procurava não dar espaço ao rival. 

Aos poucos, o Timão passou a ter as rédeas do clássico. O Palmeiras, que começou melhor, mostrava-se inoperante, sem ação. Incentivado pela torcida, a equipe mandante não demorou muito para abrir o placar. Arana, aos 27, deu passe para Rodriguinho. O apoiador bateu cruzado e contou com a falha coletiva da defesa palmeirense, que assistiu a bola atravessar toda a área e encontrar Romero na direta. Totalmente livre de marcação, o paraguaio não se esforçou muito para estufar a rede – Corinthians 1 a 0.

Ainda perplexo com o gol sofrido, o Palmeiras sequer teve tempo de se recompor e sofreu o segundo. Aos 29, Clayson cobrou escanteio da esquerda, Edu Dracena resvalou a cabeça na bola e Balbuena marcou – 2 a 0. O Verdão, aos 33, quase desconta com Borja. Porém, um minuto depois, não teve jeito. Na cobrança de córner de Dudu, Mina subiu mais do que a zaga corintiana e diminuiu para o Palmeiras. Imediatamente, o terceiro gol do Timão. Jô arrancou pela direita e foi derrubado na área por Edu Dracena: pênalti. Jô cobrou com perfeição – Corinthians 3 a 1.

Na volta para o segundo tempo, o técnico do Palmeiras, Alberto Valentim, substituiu Keno por Roger Guedes.  O clássico, ao contrário do primeiro tempo, não teve a mesma intensidade nos primeiros minutos. Com a vantagem no placar, o Corinthians procurava valorizar a posse de bola e a marcação. Os palmeirenses, sob marcação, encontravam dificuldade em chegar ao gol de Cássio até que, aos 22, após cobrança de escanteio, Moisés marcou um golaço – 3 a 2. 

Ficha Técnica

Corinthians 3 x 2 Palmeiras 

Local: Arena Corinthians, em São Paulo. Árbitro: Anderson Daronco (RS-Fifa). Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Élio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS). Gols: Romero, aos 27, Balbuena, Mina, aos 33, e Jô, aos 36 do 1º tempo; Moisés, aos 22 do 2º tempo. Expulsão: Deyverson, aos 49 do segundo tempo. Renda: $ 2.908.847,10. Público pagante: 46.090. 

Corinthians: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo e Arana; Gabriel (Maycon), Camacho (Felipe Bastos), Romero, Rodriguinho e Clayson; Jô

Técnico: Fábio Carille

Palmeiras: Fernando Prass; Maykel, Yerry Mina, Edu Dracena e Egídio; Bruno Henrique (Alejandro Guerra), Tchê Tchê (Deyverson), Moisés e Keno (Roger Guedes); Borja e Dudu

Técnico: Alberto Valentim 

Veja Também