Aparecidense pega a Ponte após polêmica

Pela Copa do Brasil, equipe goiana está vendendo os ingressos a R$ 5 para torcedores que forem com qualquer camisa de time

Postado em: 03-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecidense pega a Ponte após polêmica
Pela Copa do Brasil, equipe goiana está vendendo os ingressos a R$ 5 para torcedores que forem com qualquer camisa de time

*Luiz Felipe Mendes

A primeira fase da Copa do Brasil pode enfim ser concluída. Em jogo-único, com vantagem do empate para os visitantes, a Aparecidense recebe a Ponte Preta hoje, às 19h15, no Estádio Anníbal Batista de Toledo. O jogo já havia sido disputado em 12 de fevereiro, mas acabou sendo cancelado por conta de alegação de interferência externa por parte dos paulistas. O time que avançar pega o Bragantino-PA na próxima etapa.

Continua após a publicidade

Na final do Campeonato Paulista de 2018, o Corinthians venceu o Palmeiras no estádio do rival, levando o título da competição. Os donos da casa reclamaram de uma interferência externa, mas o STJD e a Federação Paulista de Futebol (FPF) mantiveram o resultado. Um ano depois, desta vez pela Copa do Brasil, algo parecido aconteceu com a Aparecidense, que teve o jogo anulado. O Camaleão estava vencendo a Ponte Preta no confronto válido pela primeira fase, até que aos 43 minutos do segundo tempo a Macaca anotou o gol de empate. Aquele gol daria a vaga para a Ponte e ele foi validado pelo árbitro, que voltou atrás em sua decisão depois de cerca de 15 minutos de paralisação. O duelo continuou depois disso e foi encerrado em 1 a 0 para os mandantes.

Foi aí que a novela começou. Nas semanas seguintes, a diretoria da Ponte Preta prometeu que iria ao STJD pedir impugnação do embate por acreditar que houve interferência externa que acabou anulando a primeira decisão de juiz de campo. Em primeira instância, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva acatou o pedido. A Aparecidense recorreu, mas voltou a perder após votação equilibrada. O duelo foi remarcado e segue com o mesmo regulamento: para se classificar, a equipe de Aparecida de Goiânia precisa obrigatoriamente vencer a peleja. Qualquer outro resultado, seja um empate ou um triunfo do time da cidade de Campinas, dá a vaga para os pontepretanos. O vencedor do confronto vai pegar o Bragantino-PA na segunda fase, e quem sair ganhador vai ter pelo caminho o Vila Nova.

No ano de 2019, além da Copa do Brasil, Aparecidense e Ponte Preta disputam seus respectivos campeonatos estaduais. No Campeonato Goiano, o Camaleão não conseguiu repetir a campanha finalista do ano passado, quando perdeu para o Goiás na decisão, mas conseguiu se classificar para o mata-mata. Enfrentou justamente o esmeraldino nas quartas, perdendo o primeiro jogo por 3 a 1 e ganhando o segundo por 2 a 1, culminando em sua eliminação. No Campeonato Paulista, a Macaca caiu logo na primeira fase, mas está atualmente jogando o Troféu do Interior paulista. Despachou o Bragantino nas quartas, e no jogo de ida das semifinais empatou com o Oeste em 2 a 2, fora de casa. O jogo da volta é neste domingo. Além desses campeonatos, a Aparecidense já pensa na Série D do Campeonato Brasileiro, que começa em maio, e a Ponte Preta mira a Série B, a qual começa neste mês.

Outros confrontos

Ainda pela Copa do Brasil, outros quatro duelos da terceira fase marcam a quarta-feira (03) de futebol. No Passo das Emas, o Luverdense pega o Fluminense a partir das 19h15, pelo jogo de ida. No Estádio do Café, às 20h30, o Londrina recebe o Botafogo-PB depois de ter vencido o primeiro confronto por 2 a 0, longe de seus domínios. Ou seja, a equipe paranaense pode até perder por um gol de diferença e ainda assim sai com a vaga. Mais tarde, às 21h30, o ABC mede forças com o Santa Cruz no Frasqueirão, pelo jogo de ida, e o Corinthians enfrenta o Ceará, na Arena Corinthians, após ter ganhado por 3 a 1 dentro do Castelão, em março. 

 

Veja Também