Sarah Abdala revisita faixa trocando rock por folk

Música ‘Aviso Que’ ganha uma nova roupagem em um single que integrará o novo EP da artista

Postado em: 29-07-2021 às 10h40
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Sarah Abdala revisita faixa trocando rock por folk
Música ‘Aviso Que’ ganha uma nova roupagem em um single que integrará o novo EP da artista | Foto: Reprodução

A cantora e compositora Sarah Abdala atualmente prepara seu novo álbum enquanto revisita e transforma suas músicas trazendo os elementos que foram incorporados pela artista ao longo principalmente dos discos ‘Oeste’ (2017) e ‘Pueblo’ (2020). ‘Aviso Que’, do seu disco de estreia, foi recriada de modo minimalista, calcada na viola caipira e camadas de sintetizadores, em uma espécie de folk latino do século XXI. A versão de ‘Devolva o Meu Amor’ está disponível em todos os serviços de streaming de música.

Em entrevista ao Essência Sarah fala sobre a sua redescoberta no gênero folk. “Talvez o meu verdadeiro gênero musical seja o folk, antes mesmo de trabalhar esse gênero nas minhas produções. Sempre gostei de arranjos que priorizam a canção, do formato voz e violão, que na maioria das vezes é como nascem as minhas composições. E é muito mágico, e desafiador, ter a canção como o elemento principal. Respeitar o vazio que esse tipo de produção impõe, de não ter camadas e mais camadas de instrumentos”, conta a artista.

Se em seu debut ‘Futuro Imaginário’ (2014), Sarah era existencialista e no disco ‘Oeste’, refletia suas raízes goianas, no seu último álbum ‘Pueblo’ ela dialoga com as múltiplas diásporas latinas. Essa mudança de olhar guia o projeto do novo EP da artista com uma visão mais madura para o projeto.

Continua após a publicidade

Com participação de Tai Fonseca nos backing vocals, o lançamento evidencia o lado de produção musical de Sarah Abdala, que assina todos os instrumentos e fases do processo. “Desde o álbum “Oeste” a Tai Fonseca vem trabalhando comigo. Ela é uma cantora e compositora sensacional, que me ajuda na tomada de decisões, de repertório e gravações dos discos. Então, foi natural dividir mais um projeto, que são essas produções acústicas, com ela. A nossa sintonia no palco é maravilhosa, e nossas vozes harmonizam bem juntas”, relembra Sarah sobre a parceria.

Fundamentos da música

Sarah conta que para o desenvolvimento do álbum ‘Oeste’ foram feitas pesquisas culturais. “Eu acho que essas buscas que fiz, desde o álbum ‘Oeste’, até os estudos sobre América Latina para a produção do disco ‘Pueblo’, foram muito importantes pro meu amadurecimento artístico, não só como cantautora, mas como produtora musical. Esse olhar pra onde nasci, pra onde me entendi como mulher latinoamericana, me mostra caminhos que eu percorro todos os dias até chegar no que crio/produzo musicalmente”.

A canção ‘Aviso Que’ surgiu da vontade de Sarah em falar que nem sempre ficar sozinho, se separar de um amor, de um amigo, é ruim. “Às vezes essa relação faz tão mal para pessoas envolvidas, que é melhor seguir sozinho. Então, a inspiração maior veio disso. De alertar, de avisar que a solitude às vezes vai bem, e que a solidão, o vazio que isso traz, às vezes é preciso ter coragem de encarar”, explica.

Devido ao sucesso pessoal e musical que o projeto trouxe, Sarah pretende seguir nessas produções acústicas do gênero folk nesse ano, que vai virar um EP acústico. “Já estou estudando repertório para o meu próximo álbum, que quero lançar ano que vem. E a proposta pro meu próximo disco é ter a canção como matéria prima principal, sendo assim, pode ser que venham alguns arranjos mais minimalistas por aí”, adianta.

Mais sobre a artista Sarah Abdala é uma cantautora goiana, radicada no Rio de Janeiro. Na efervescente cena de Goiânia, Sarah integrou a banda iOye! (2008-2011), com quem participou de festivais como Vaca Amarela e Kizombeat, na Argentina. Uma virada viria ao lado do Theremin, projeto que a levou à vitória do reality show musical Geléia do Rock, do canal Multishow/Globosat, em 2011. Desde então, a artista reside no Rio de Janeiro e soma parcerias ao lado de nomes como Gabriel Bubu, Ricardo Dias Gomes, Gustavo Benjão, Lucas Vasconcellos e Dado Villa-Lobos, que marcam presença como convidados especiais em ‘Futuro Imaginário’. (Especial para O Hoje)

Veja Também