Refeições em tigelas ajudam a controlar as porções e oferecem nutrientes saudáveis

Especialista indica os alimentos que não podem faltar em uma bowl saudável para os amantes da comida servida em tigelas

Postado em: 16-08-2021 às 08h32
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Refeições em tigelas ajudam a controlar as porções e oferecem nutrientes saudáveis
Especialista indica os alimentos que não podem faltar em uma bowl saudável para os amantes da comida servida em tigelas | Foto: Reprodução

Elas são coloridas, práticas e saborosos. As bowls ou em bom português, as tigelas, invadiram os estabelecimentos gastronômicos nos últimos tempos e conquistaram diversos paladares. Trata-se de uma tendência no setor que escolhe servir nestas vasilhas.

A tradição de comer em tigelas é milenar no Oriente, onde a tradição mais pura diz que se deve comer direto da tigela, sem passar a comida por um prato. De uns tempos para cá, a moda dos pokes, prato de origem havaiana que é uma espécie de temaki no pote, foi o que realmente espalhou essa maneira de servir os alimentos. O estilo de vida agitado das cidades grandes permite pouco tempo para sentar e fazer uma refeição, daí o sucesso.

O modelo de alimentação de ‘pegar e levar’ cresce cada vez mais, junto vem a tendência das bowls devido sua praticidade e na hora de preparar e comer. Para a nutricionista Lívia Nogueira, o sucesso desse novo modelo de refeição ocorre mesmo pela praticidade. “As bowls permitem refeições rápidas e ao mesmo tempo apetitosas. Além disso, são extremamente nutritivas, fornecendo de uma vez só boas quantidades de fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes”, explica a profissional ao Essência.

Continua após a publicidade

Equilíbrio e saúde

Para uma bowl realmente saudável, vale ter alguns cuidados. De acordo com Lívia, prestar atenção nas quantidades e nos ingredientes escolhidos é essencial para uma refeição equilibrada e adequada a dietas de restrição calórica. “As bowls favorecem o controle das porções. O ideal para refeições salgadas é que tenha duas opções de gorduras boas (como abacate e castanhas), mix de folhas, legumes, uma proteína animal (frango ou salmão) e fibras como a linhaça psullium ou chia”, aconselha.

De acordo com a nutricionista, os adeptos a alimentação restrita dos derivados de animais também podem usufruir dos pratos servidos em tigelas. “Para os vegetarianos ou veganos, pode-se incluir ovos, cogumelos (como shitake e shimeji), proteína de arroz e ervilha”, indica a nutricionista. “Também é importante evitar molhos e temperos industrializados, já que são ricos em sódio e gorduras. Prefira molhos à base de limão ou iogurte natural”, ressalta.

Doces

Em um único recipiente é possível estabelecer o equilíbrio perfeito entre nutrientes, fibras, proteínas e minerais. Cabe tudo: banana, manga, morango, nibs de cacau, pasta de amendoim, leite vegetal, chia e granola. Cheios de cores e texturas, os fotogênicos pratos já viraram febre entre os adeptos da alimentação saudável.

Para os bowls doces, a recomendação é de duas porções de gorduras boas (como avocado, coco, leites vegetais e castanhas), uma opção de fruta (açaí, frutas vermelhas, pitaya, cupuaçu, morango, banana), uma de fibras (como a chia ou aveia) e, como proteína, pode-se usar o whey protein tradicional ou vegano.

Uma opção para os doces são os smoothies, versão processada, que podem trazer bastantes vantagens para a saúde por serem ricos em antioxidantes, fitonutrientes, fibra e várias vitaminas e minerais. Ou seja, um smoothie na tigela é uma ótima solução para um pequeno-almoço ou lanche nutritivo e energético, por exemplo. A receita é bastante simples e só tem de combinar os sabores que mais gosta. (Especial para O Hoje)

RECEITAS

Bowl de Frango e vegetais

Ingredientes

1 Filé de Frango

1 xícara de Couve de Bruxelas

1 xícara de Folhas de espinafre

50g de grão de bico cozido

100g de quinoa cozida

½ avocado

Molho

1 pote de iogurte natural

1 Colher de Café de azeite

1 Colher de Café de vinagre

Sal à gosto

Preparo

Cozinhe a quinoa, o grão de bico e grelhe o frango. Depois, basta ir colocando o restante dos ingredientes um a um em um bowl. Não há regras, a criatividade é quem manda.

Veja Também