Paixão pelos clássicos: Dia Nacional do Fusca é celebrado neste fim de semana em Goiânia

Mostra, que acontece no Passeio das Águas Shopping, reúne mais de 700 veículos

Postado em: 15-01-2022 às 10h37
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Paixão pelos clássicos: Dia Nacional do Fusca é celebrado neste fim de semana em Goiânia
Mostra, que acontece no Passeio das Águas Shopping, reúne mais de 700 veículos. | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

Comemorado no dia 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca é sinônimo de tradição para os amantes do veículo. Pensando nisso, é realizado neste sábado (15) e domingo (16) a 4ª Confraria dos Antigos – Exposição de Fuscas. O evento ocorre no Passeio das Águas Shopping, a partir das 10h, para aqueles que gostam de admirar a beleza dos ‘pequenos besouros’. A mostra reúne mais de 70 veículos da Volkswagen, que marcaram gerações. 

Quem for visitar a exposição também vai poder admirar a réplica goiana do fusquinha Herbie, do filme produzido pela Disney: “Se Meu Fusca Falasse”. O Fusca de 1964 pertence à Euraclides e Cirlene Rezende há mais de 25 anos e foi reformado para ficar igual ao veículo do cinema. O evento também terá a presença dos clubes convidados Los Beges, Trindade Old Car, Carangos e Ferrugem.

Continua após a publicidade

Clássico Herbie

Organizada pela Associação dos Proprietários de Carros Antigos (Apcar), a ação apresenta uma réplica do clássico Herbie, com suas faixas azul e vermelha e o número 53 estampado na sua lataria. O casal Euraclides Kide Leninha, como são conhecidos no mundo dos colecionadores, possuem uma história com o modelo de faixas azul e vermelha e o número 53 estampado na sua lataria.

Eles possuem um fusca 1965 e adquiriram devido ao filme ‘Se o meu fusca falasse’, como uma homenagem ao neto. “Meu Neto Nelson Filho assistia ao filme todos os dias,na época ele era criança e tinha 4 anos. Hoje ele tem 15. Meu esposo prometeu a ele comprar um fusca branco e transformá-lo em Herbie, adquirimos e a partir de então começamos a comprar os fuscas”, revela Leninha.

A paixão pelo Herbie é algo também simbólico, presente no relacionamento do casal de aposentados. “Gostamos muito de carros antigos e temos preferência pelo fusca, tanto que no nosso casamento, trocamos votos dentro dele. Ao longo dos anos fomos convidados para participar da Apcar Goiás e sempre participamos dos encontros”, explica Leninha que se revela empolgada em compartilhar um pouco de sua história na mostra.

Curiosidades sobre o Fusca (BOX)

  • Os 30 primeiros Fuscas chegaram ao Brasil em 1950 e foram importados pela família Matarazzo.
  • As Décadas De 1960,1970 início s1980 foram totalmente dominadas pelas vendas do

compacto. Neste período havia 2.878.890 unidades do automóvel pelas ruas brasileiras.

  • Em pesquisa de 1963, ele foi eleito o carro preferido de 82,8% dos brasileiros.

O Fusca foi lançado na década de 1930 na Alemanha, mas só começou a ser produzido no Brasil em 1959 e se tornou um dos modelos mais populares do país.

  • Em 1996,o carro deixou de ser produzido.
  • Só em Goiás, há 63.008 unidades de Fuscas registradas. Quase um terço desse montante, cerca de 20.860, está em Goiânia, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Go).
  • O ‘Encontro Nacional do Fusca’, de 1995, está registrado no Livro do Recordes com a marca de 2.728 carros da Volkswagen reunidos no Autódromo de Interlagos.
  • Atualmente existem 205 clubes de ‘fusqueiros’ registrados no país,sendo 94 na região Sudeste, 76 na Sul, 22 no Nordeste, 12 no Centro-Oeste e 1 no Norte.

SERVIÇO

4ª Confraria dos Antigos – Exposição de Fuscas 

Onde: Avenida Perimetral Norte, N° 8.303, Fazenda Caveiras – Goiânia

Quando: 15 e 16 de janeiro

Horário: Sábado das 10h às 22h e Domingo das 14h às 20h

Veja Também