Como utilizar os alimentos à favor da saúde e quais desempenham o papel de fortalecer a imunidade?

Atenção com os alimentos ingeridos é indispensável

Postado em: 19-01-2022 às 09h36
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Como utilizar os alimentos à favor da saúde e quais desempenham o papel de fortalecer a imunidade?
Atenção com os alimentos ingeridos é indispensável | Foto: Shutterstock

Você já deve ter ouvido a frase, “comer é um dos melhores prazeres da vida”. E essa jornalista que vos escreve tende a concordar, já que o paladar é um dos sentidos que mais tenho utilizado (risos). Para além da satisfação de comer, os alimentos são uma necessidade, uma vez que são o combustível para o nosso organismo. Mas será que utilizamos a comida corretamente, como forma de nutrição? A nutricionista Renata Guirau explica que as frutas são grandes aliadas no fortalecimento do organismo.

Quando comemos nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer, e por esse motivo nos sentimos bem. Essa sensação é a mesma que ocorre com as drogas e o álcool, por isso a linha tênue entre o prazer e a compulsão que comer pode causar. Ficamos no meio de uma decisão a ser tomada, de um lado a busca do prazer que o alimento proporciona, e do outro a nutrição, onde temos que escolher alimentos saudáveis com nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo.

É essencial não se esquecer dos cuidados diários com a saúde e com isso a atenção com os alimentos ingeridos torna-se indispensável. A nutricionista Renata Guirau diz que a ingestão de frutas é um dos melhores caminhos para aumentar a proteção contra diversas doenças. “Elas são ótimas fontes de componentes antioxidantes que irão ajudar a manter o sistema imunológico mais resistente e capaz de enfrentar os agressores, como o vírus da gripe. Alguns desses componentes são as vitaminas C, E, os carotenóides e o licopeno”.

Continua após a publicidade

Ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes, a laranja, pera, ameixa e pêssego se destacam quando o assunto é o fortalecimento do sistema imunológico. Outra função muito importante que as frutas desempenham, é o auxílio para o bom funcionamento do intestino, principalmente por serem fontes de fibras e água. “Nosso intestino é peça chave para uma boa resposta do nosso sistema imunológico. Geralmente, pessoas com problemas intestinais tendem a ter mais problemas com a imunidade”, ressalta a nutricionista.

Apesar da laranja ser a primeira fruta que pensamos quando o assunto é a recuperação de gripes e resfriados, há também outras excelentes opções como ameixa, pera e pêssego. Todas elas possuem vitamina C e são ricas em fibras, que ajudam indiretamente no reforço da nossa imunidade. Agora que você já sabe um pouco mais sobre essas frutas poderosas, que tal incluí-las na sua rotina de um jeito fácil e delicioso? Confira as dicas de receitas da nutricionista Renata Guirau e não deixe de experimentar!

Veja Também