Aliados do bem estar: Complementação Nutricional na busca por uma vida equilibrada

Os suplementos alimentares nada mais são do que fontes de nutrientes naturais, extraídos de diversos tipos de alimentos

Postado em: 09-02-2022 às 09h26
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Aliados do bem estar: Complementação Nutricional na busca por uma vida equilibrada
Os suplementos alimentares nada mais são do que fontes de nutrientes naturais, extraídos de diversos tipos de alimentos | Foto: Reprodução

Buscar motivação para ir à academia, persistir nos objetivos e até mesmo achar tempo para praticar um exercício são tarefas complicadas, verdade? Mesmo que o mercado fitness ofereça diversos produtos para ajudar nisso, é difícil saber o que fazer. É o que diz o head coach Paulo Henrique, sobre os suplementos alimentares. Ele revela que muitas dúvidas ainda permeiam o assunto, um dos questionamentos é como o suplemento nutricional pode ser utilizado como um aliado dos treinos e na busca por uma vida saudável.

Primeiro, entendamos que os suplementos alimentares são fontes de nutrientes naturais, extraídos de diversos tipos de alimentos. Estes são disponibilizados para o organismo em quantidades adequadas para objetivos, como a prática esportiva, e/ou carência alimentar, quando a dieta não é capaz de atender à demanda do organismo. “Já o doping, muito confundido com os suplementos, é caracterizado pelo uso de substâncias que podem potencializar artificialmente a resposta do corpo frente a estímulos”, explica o head coach.

Ele continua dizendo que essas substâncias são categorizadas como narcóticos, anabolizantes, estimulantes, diuréticos e hormônios. “Além de proibidas, essas substâncias geram alto risco para a saúde de atletas e frequentadores de academia”, alerta Paulo Henrique. Mas para aqueles que querem transformar o seu corpo e conquistar a saúde desejada de forma saudável, ele garante que com um acompanhamento adequado, os suplementos tornam-se grandes aliados para quem está dedicando-se ao mundo dos exercícios físicos.

Continua após a publicidade

O primeiro passo para quem deseja ingressar no mundo das academias é buscar por um profissional que auxilie na parte física e um que colabore com a parte nutricional. Feito isso, Paulo Henrique diz que é importante entender qual o objetivo pessoal de cada um para então decidir qual suplementação ideal. “Quem quer ganhar massa muscular, por exemplo, utiliza um suplemento com bastante proteínas. Elas oferecem um aglomerado fundamental para o corpo construir o tecido muscular. Além disso, ajudam na recuperação das lesões após os treinos”.

Já quem está em busca de emagrecimento, deve procurar os produtos com componentes termogênicos. Eles são fundamentais na queima de gordura, acelerando o metabolismo e auxiliando na disposição para o exercício. “Existem ainda os vitamínicos, indicados para o complemento da alimentação. Se você pula refeições ou tem pouco tempo para comer, eles figuram como melhores opções, repondo, nas quantidades certas, as vitaminas e sais minerais”, diz o profissional, que reforça a importância de um nutricionista nesse processo.

Além desses dois tipos, existem ainda os suplementos hipercalóricos. Suplementos antioxidantes, que combatem o efeito dos radicais livres nas células. Suplementos hormonais, voltados para estimular a produção de algum hormônio, tais como: tiroxina, estrogênio, entre outros. Suplementos polivitamínicos e minerais, esses complementam as vitaminas e os minerais como, por exemplo, o cálcio, o ferro, o magnésio, entre outros. E os suplementos probióticos, que ajudam em diversos problemas relacionados ao intestino.

Enfim, os suplementos são grandes aliados na busca por um corpo mais saudável, mas o head coach enfatiza que nada substitui uma boa alimentação e os exercícios físicos. “Tudo tem que ser feito de forma complementar, pois os exercícios vão além da estética. A prática diária de atividade física age na libido, sono, memória, pode minimizar a depressão, problemas emocionais, alivia o estresse, promove bem-estar, melhora o humor e ajuda a combater os pensamentos negativos, regulando algumas condutas sociais”, finaliza Paulo Henrique.

Veja Também