Cores e vida no Jalapão: artista visual Wertem Nunes apresenta exposição com imagens registradas em 2015

Artista proporciona enquadramento de cenários e contrastes que enriquecem o olhar do lugar

Postado em: 08-04-2022 às 07h32
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cores e vida no Jalapão: artista visual Wertem Nunes apresenta exposição com imagens registradas em 2015
Artista proporciona enquadramento de cenários e contrastes que enriquecem o olhar do lugar | Foto: Wertem Nunes

Por Elysia Cardoso

A vastidão, as cores e a vida na região do Jalapão, no Tocantins, estão retratados no olhar do cineasta e artista visual Wertem Nunes, através da exposição “De pé no poço e areia no olhar”, aprovada em edital da Lei Aldir Blanc e lançada na última quinta-feira (7). As fotografias podem ser acessadas online em plataforma e por vídeo, em duas versões, com e sem audiodescrição, ambas disponíveis no canal do artista no Youtube.

Wertem Nunes se vale da experiência profissional cinematográfica para proporcionar um enquadramento de cenários e contrastes que enriquecem o olhar e ampliam a compreensão sobre a região. 

Continua após a publicidade

Com imagens registradas em 2015, durante a realização de um projeto cinematográfico na região, a exposição expõe o verde e a vida daquele lugar, quebrando a ideia publicitária de que o Jalapão é apenas um “deserto brasileiro”. Animais e objetos de trabalho complementam a ideia de um lugar habitado.

Em “tríptico – autorretrato entre sombras”, o artista explora o contraste entre o azul do céu límpido e o amarelo das dunas do areal refletindo a luz do sol, e as variações monocromáticas geradas pela posição do sol e a manipulação do equipamento fotográfico. 

A série poderia reforçar a visão errônea da região como um deserto, mas tal ideia é desmanchada pelas sombras de árvores expostas em uma das imagens, instigando a curiosidade do público sobre o cenário atrás do autor.

A paisagem completa é revelada em “Díptico – Erosão”, onde a grande Serra do Espírito Santo é vista ao fundo, identificando a topografia regional e a origem do areal, fruto da sedimentação, enquanto em primeiro plano é possível ver a duna, formando um corte perpendicular no qual se mistura com o verde vivo da vegetação rasteira e tem, em plano médio, a planície pontilhada por coqueiros: em uma imagem, toda a riqueza visual do Jalapão. 

Imersão na arte 

Habituado a trabalhar em mais de uma linguagem artística, Wertem Nunes transitei entre diferentes vertentes das artes visuais. Esta exposição virtual individual ‘De pé no poço e areia no olhar’ é um novo trabalho desde que realizou a exposição ‘Entre planos’ (Abril/2012) que foi contemplada pelo Prêmio de Apoio às Artes Visuais Kathie Tejeda 2011 da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins.

Desta vez, com as fotografias da exposição o artista dá vazão às suas investigações na fotografia, área que sempre esteve presente de forma latente em seu trabalho, mais conhecido no audiovisual desde 2005. Como roteirista, sempre esteve atento às possibilidades narrativas que a vida pode revelar.

Como diretor, sempre esteve atento em escolher os melhores posicionamentos de câmera e enquadramentos que pudessem dar conta da potencialidade de cada instante. Na fotografia, busca captar esses instantes nas paisagens que encontrou numa região repleta de belezas no coração do País.

Veja Também