Banda Charlie Brown Jr. ganha homenagem da Nova Orquestra em parceria com a Vale Música

Rio de Janeiro, Brasília, Corumbá e São Luís do Maranhão são as cidades que recebem o show

Postado em: 29-09-2022 às 10h03
Por: Lanna Oliveira
Entre os sucessos que a orquestra escolheu para integrar a apresentação, estão músicas como ‘Zóio de Lua’, ‘Só os Loucos Sabem’, ‘Proibida pra Mim’, e muitas outras | Foto: Divulgação

A música brasileira tem diversos ícones ao longo da história, mas alguns ultrapassam gerações e marcam histórias. A banda Charlie Brown Jr. é uma dessas, que por meio de suas músicas e filosofias, embalou gerações e ainda hoje consegue comover os jovens que não tiveram a oportunidade de vê-los na ativa. Para homenagear essa trajetória de muitos sucessos, a Nova Orquestra faz tributo ao grupo e lança concerto inédito em parceria com a Vale Música. A apresentação roda quatro cidades brasileiras em outubro e contará com 35 jovens músicos.

No ano em que a banda Charlie Brown Jr., um dos maiores nomes do rock nacional de todos os tempos, completa 30 anos, a Nova Orquestra, grupo que se apresentou todos os dias no Rock in Rio 2022 com o espetáculo ‘Uirapuru’, realiza a turnê ‘Dias de Lutas, Dias de Glória – Um tributo à Charlie Brown Jr’. Sob a regência do maestro e diretor artístico Eder Paolozzi, músicos do conjunto se unem a jovens músicos integrantes do Programa Vale Música para apresentar versões orquestradas de canções inesquecíveis.

Entre os sucessos que a orquestra escolheu para integrar a apresentação, estão músicas como ‘Zóio de Lua’, ‘Só os Loucos Sabem’, ‘Proibida pra Mim’, e muitas outras. A turnê começa pelo Rio de Janeiro, dia 20 de outubro, com apresentação no Teatro Clara Nunes. Em seguida, irá para Brasília, dia 21, no Auditório Planalto, partindo depois para Corumbá, Mato Grosso do Sul, dia 23, no Moinho Cultural, e por último, São Luís do Maranhão, dia 25, no Teatro Arthur Azevedo. Os concertos são gratuitos ou a preços populares.

Continua após a publicidade

Éder Paolozzi, regente titular da Nova Orquestra, destaca a importância de fazer o tributo. “É com muita alegria e entusiasmo que nos debruçamos na obra de uma das maiores bandas do rock nacional, que está completando 30 anos, o que é muito emblemático. Uma banda que não perdeu sua relevância e que abraçou uma juventude sedenta por um novo som, um novo rock, com letras que falam de temas do dia a dia de nossos músicos e do público e que não perdem a atualidade”, relembra. 

Ele ainda diz que a orquestra já tinha passado por bandas ícones do rock internacional e agora visitam a obra dessa banda tão querida por todos e com uma sonoridade muito marcante. “Buscaremos reproduzir dentro da linguagem orquestral. São clássicos que merecem e comportam essa homenagem e celebração”, comenta. Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra, comemora a realização do projeto: “Cair na estrada mais uma vez com os alunos dos projetos Vale Música é de uma felicidade sem palavras”.

O efetivo será formado por 35 participantes do programa Vale Música, sendo 11 do Moinho Cultural – Corumbá, no Mato Grosso do Sul, 12 de Serra, no Espírito Santo, e mais 12 integrantes da Nova Orquestra, do Rio de Janeiro. Essa é a terceira vez que a Nova Orquestra e o programa Vale Música lançam um projeto em parceria, sendo a segunda turnê pelo País. Em abril, o concerto ‘Exagerado’, com sucessos de Cazuza, passou por quatro estados com apresentações esgotadas.

Veja Também