Portugal investiga influenciadores brasileiros por auxiliar imigração ilegal

Segundo o órgão responsável pela imigração no país, as investigações apuram "casos de auxílio à imigração ilegal e de associação para auxílio à imigração ilegal".

Postado em: 25-07-2022 às 16h57
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Portugal investiga influenciadores brasileiros por auxiliar imigração ilegal
Segundo o órgão responsável pela imigração no país, as investigações apuram "casos de auxílio à imigração ilegal e de associação para auxílio à imigração ilegal". | Foto: Reprodução

Autoridades de Portugal estão apurando a atuação de ao menos 22 influenciadores digitais brasileiros por auxiliar à imigração ilegal e a aplicação de golpes em interessados em migrar ao país europeu.

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão responsável pela imigração no país, as investigações apuram “casos de auxílio à imigração ilegal e de associação para auxílio à imigração ilegal”, em que os suspeitos atuam sobretudo na internet. O órgão não informa publicamente a nacionalidade e a profissão dos investigados.

A comunidade brasileira em Portugal cresceu mais de 150% nos últimos seis anos. Perfis sobre imigração no Instagram, YouTube e demais redes sociais também aumentaram. Quem pesquisa formas de se mudar ao país se depara com artimanhas para driblar agentes de imigração e entrar como turistas, embora se tenha o objetivo de viver em Portugal ilegalmente.

Continua após a publicidade

O país é o caminho mais popular para brasileiros que buscam imigrar. Porém, o processo de regularização é lento e burocrático e, com o aumento da procura, os processos têm levado mais de dois anos para serem concluídos.

Enquanto permanecem ilegais, imigrantes se tornam vulneráveis social e economicamente. Nos últimos anos, o SEF desmantelou quadrilhas especializadas em explorar migrantes. Grupos de apoio a brasileiros nas redes sociais abrigam vários relatos de pessoas ludibriadas por golpistas na hora de alugar apartamentos ou de realizar agendamentos junto aos serviços migratórios.

Na última semana, o Parlamento Português criou novos vistos de trabalho que facilitam a imigração de cidadãos brasileiros. Agora, segundo especialistas, a tendência é que o país desperte ainda mais o interesse de brasileiros. A principal mudança foi a criação de uma autorização especial para quem busca emprego no território português. Outra novidade é a permissão voltada a nômades digitais e profissionais que trabalham remotamente em outros países.

Veja Também