Iris confirma favoritismo e se elege prefeito pela 4ª vez

Com 57,70% dos votos válidos, o líder do PMDB vence a disputa e volta a comandar a prefeitura de Goiânia

Postado em: 31-10-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris confirma favoritismo e se elege prefeito pela 4ª vez
Com 57,70% dos votos válidos, o líder do PMDB vence a disputa e volta a comandar a prefeitura de Goiânia

Venceslau Pimentel

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PMDB, Iris Rezende, confirmou ontem o favoritismo e venceu a eleição com 57,70% dos votos válidos (379.318 mil votos). Vanderlan Cardoso (PSB) registrou 42,30% (278.074 mil votos).

Com a vitória, o peemedebista conquista o seu quarto mandato na capital. Ele chegou ao Palácio das Campinas, pela primeira vez, em 1965, sendo cassado quatro anos depois pela ditadura militar. Foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Renunciou ao mandato em março de 2010, para disputar o governo do estado, e foi derrotado por Marconi Perillo (PSDB), o mesmo acontecendo em 2014.

Continua após a publicidade

Durante a campanha, o peemedebista se comprometeu a atuar, com maior ênfase, na instalação das administrações regionais, na mobilidade urbana, saúde e educação. Como parte do debate se deu em torno da segurança pública, Iris também prometeu investir na Guarda Civil Metropolitana. 

“É com humildade e muito entusiasmo que recebo hoje o resultado das urnas. Foi uma longa caminhada até aqui. E a resposta da população de Goiânia ao nosso trabalho nos enche de felicidade e reforça o compromisso que firmamos com um futuro melhor para todos”, disse Iris após a divulgação do resultado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Afirmou que, como democrata que é, diz ter convicção de que a vitória sempre será da democracia. “E meu desafio é corresponder à confiança recebida por meio do voto, o que farei com muita dedicação, buscando atender as necessidades de todos os cidadãos”, promete.

O peemedebista considera que o tempo tem sido generoso com ele, e que carrega muitas histórias no coração e na lembrança de todos os que o conhece. “Neste momento, porém, o que desejo mais do que nunca é construir uma nova história para esta e para as próximas gerações”.

União

Com a realização do segundo turno, Iris defende que é deixar para trás o clima de disputa eleitoral para que possa se dedicar ao novo desafio. “Vamos unir a sociedade em torno de uma vontade comum: melhorar a qualidade de vida em Goiânia. Com muita paz, espírito público, engajamento e amor pela nossa cidade, seguiremos em frente”.

Ao assumir co comando da prefeitura pela quarta vez, diz que pretende se superar para fazer “a mais bela administração da minha vida”. Iris finaliza a nota, dizendo ser movido pela “vontade imensurável de ver nossa cidade crescer, se destacar, se desenvolver. Sou movido pelo amor e pela gratidão que tenho por Goiânia”. Por fim, diz que vai retribuir com empenho absoluto, todo o carinho que sempre recebeu dos goianienses.

Vitorioso

Aos 82 anos, Iris tem um currículo vitorioso em sua vida pública. Além das quatro eleições na capital, ele se elegeu vereador, deputado estadual, governador por duas vezes e senador da República. Foi ministro da Agricultura no Governo de José Sarney, e da Justiça, na gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Iris nasceu em Cristinópolis, em dezembro de 1933. Elegeu-se vereador de Goiânia, em 1958, pelo PTB; quatro anos conquistou mandato de deputado estadual, pelo PSD. Em 1965 foi eleito prefeito, tendo o mandato cassado pelo Ato Institucional nº 5 (AI5) em 1969.

Com a redemocratização do país, candidatou-se a governador, em 1982, pelo PMDB. Voltou ao Palácio das Esmeraldas em 1990.

Veja Também