José Eliton promete obras em Goiás

Segundo José Eliton, esses dois anos serão muito positivos para os municípios

Postado em: 22-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: José Eliton promete obras em Goiás
Segundo José Eliton, esses dois anos serão muito positivos para os municípios

Vice-governador se reúne com lideranças da região do Entorno do DF a convite do prefeito Hildo do Candango, visita obras do Hospital Regional (Hugo 9) e da unidade prisional do município que está com 65% de sua estrutura concluída. “Vamos avançar na dinamização da economia e garantir um novo salto de desenvolvimento”, disse.

“Vamos transformar o estado em um verdadeiro canteiro de obras”, disse o vice-governador José Eliton ontem (21/02) durante encontro com o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, dirigentes de cidades vizinhas, vereadores e lideranças da região do Entorno Sul de Brasília. Ele ouviu os anseios dos gestores e, em seguida, visitou duas grandes obras em andamento no município: a do Hospital Regional, o Hugo 9, que está com 60% de suas instalações construídas; e a unidade prisional, que tem 65% de sua estrutura pronta.

Na audiência coletiva aos prefeitos da região, o vice-governador José Eliton esteve acompanhado do secretário de Governo, Tairone Di Martino, e da deputada estadual Eliane Pinheiro. Entre outros prefeitos e representantes dos municípios, a reunião contou com a participação do prefeito Pábio Correia, de Valparaíso, e o prefeito Alair Gonçalves Ribeiro, de Cocalzinho. Antes de ouvir as principais demandas dos prefeitos, José Eliton destacou que os esforços feitos pelo governo em promover o ajuste fiscal e ainda em concluir o processo de privatização da Celg vieram garantir as condições favoráveis à entrada do estado em um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento. “Estamos certos de que valeu a pena todo aquele esforço e, mesmo diante das críticas, termos seguido adiante e preparado o estado para esse novo salto de desenvolvimento”, diz.

Continua após a publicidade

Segundo José Eliton, esses dois anos serão muito importantes e positivos para os municípios que terão que se preparar para a fase de colheita. “O estado já está definindo as obras estruturais e o governador deverá assinar as ordens de serviço nos próximos dias, mas temos uma preocupação muito grande com os municípios, porque é aqui que as pessoas vivem, que criam suas famílias e suas expectativas, que querem avançar”, salienta.

O vice-governador fez um apelo aos municípios para que preparem seus projetos, incluindo os da área habitacional, e suas equipes técnicas para formalizarem em breve os convênios junto ao governo por meio da Secretaria de Governo (Segov). Segundo afirma, dentro de mais 15 a 20 dias o governo estará autorizará os convênios entre os municípios e o estado para a aplicação de R$ 400 milhões em obras consideradas prioritárias pelas prefeituras e sociedade organizada.

Durante a reunião, o vice-governador destacou ainda o caráter municipalista do governo Marconi Perillo e garantiu que o Estado caminhará lado a lado dos municípios no salto qualitativo de desenvolvimento.

Para o prefeito Hildo do Candango, o encontro foi extremamente produtivo, uma vez que permitiu ao vice-governador ouvir as necessidades dos municípios. “Tenho a certeza de que o efeito disso será bastante produtivo”, disse ele, ressaltando que Águas Lindas se sente honrada em funcionar como interlocutora no diálogo entre o estado e os demais municípios que lá estiveram.

O secretário de Governo Tairone Di Martino destacou o trabalho do vice-governador José Eliton que, segundo ele, tem contribuído de forma positiva para o estado, atuando não apenas como coadjuvante, mas à frente dos grandes projetos do governo. Para a deputada estadual Eliane Pinheiro, a presença do vice-governador José Eliton nos municípios é extremamente importante para ver in loco as necessidades dos prefeitos e da população. Quanto às questões que mais a preocupam, a deputada citou a necessidade de término das escolas do Padrão Século XXI na região, do hospital regional e do IML.

Ao final do encontro com os prefeitos, o vice-governador José Eliton, acompanhado das autoridades locais e visitantes, esteve no canteiro de obras do Hospital Regional, o Hugo 9. A unidade é a maior de toda a região do Entorno Sul do Distrito Federal e contará com pronto-socorro e 30 leitos de UTI, centro cirúrgico e atendimento de obstetrícia, entre outros serviços, dispondo de um total de 137 leitos, podendo atender as demandas dos municípios vizinhos.

De lá, o vice-governador seguiu para a Unidade Prisional, que está sendo construída a 10 quilômetros da sede do município e que tem capacidade para 300 detentos. São dois pavilhões com 150 vagas, e em estrutura que garante alta segurança. De acordo com José Eliton, está é uma obra importante e que contribui para fortalecer o sistema prisional na região. Outros três presídios estão em construção no estado, sendo um em Anápolis, um em Formosa e outro em Novo Gama. No total, as quatro novas unidades somam investimentos da ordem de R$ 55 milhões e vão contribuir com 1.200 novas vagas. (Gabinete)

Veja Também