Em Encontro Estadual de Gestores Municipais, Caiado recebe prêmio em homenagem ao legado de Iris

Governador lança programa para apoiar prefeituras a implantar compliance público.

Postado em: 09-12-2021 às 12h54
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Em Encontro Estadual de Gestores Municipais, Caiado recebe prêmio em homenagem ao legado de Iris
Governador lança programa para apoiar prefeituras a implantar compliance público. | Foto: Reprodução

O governador Ronaldo Caiado foi homenageado, nesta quarta-feira (08/12), com o Prêmio Iris Rezende Machado, durante o encerramento do Encontro Estadual de Gestores Municipais. A honraria do Mérito Municipalista da FGM leva o nome do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, que faleceu em 09 de novembro deste ano, após complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Na solenidade, o chefe do Executivo goiano ainda lançou o Programa de Compliance Público Municipal (PCM).

O troféu concedido pela Federação Goiana de Municípios (FGM) leva o nome do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, e visa exaltar o municipalismo. Implementação do programa de integridade pelas prefeituras, nos mesmos moldes do programa estadual, terá consultoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e parceria do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO). Participação será facultativa e por adesão, sendo oferecidas, inicialmente, 40 vagas. 

Responsável por entregar o troféu, a filha de Iris, Ana Paula Rezende, expressou seu sentimento pelo reconhecimento ao legado político e de vida do pai e, também, de Caiado. “Ao criar esse troféu, a FGM justificou como uma homenagem para a maior figura pública do Estado. Me sinto muito honrada, emocionada e confortável em saber de uma vida inteira reconhecida, hoje, em prol do Estado. Isso me deixa muito feliz”, pontuou ela.

Continua após a publicidade

Compliance

O objetivo do PCM é ajudar as prefeituras a estabelecerem um conjunto de procedimentos e estruturas que assegurem a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas, fomentando a ética, a transparência e a gestão de riscos nas administrações. A ideia é que as prefeituras goianas possam contar, em sua estrutura organizacional, com um programa de integridade nos mesmos moldes do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP).

Veja Também