Blogueiro Allan dos Santos desafia a Justiça e volta a criar grupos de apoiadores no Telegram

O bolsonarista burlou a segurança do aplicativo e criou uma nova conta na plataforma que, até a tarde da última segunda-feira (21/3), reuniu 4,7 mil inscritos

Postado em: 22-03-2022 às 13h40
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Blogueiro Allan dos Santos desafia a Justiça e volta a criar grupos de apoiadores no Telegram
O bolsonarista burlou a segurança do aplicativo e criou uma nova conta na plataforma que, até a tarde da última segunda-feira (21/3), reuniu 4,7 mil inscritos | Foto: Reprodução/Internet

Liberado para operar novamente no Brasil, o Telegram começou a colocar em prática as medidas exigidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para continuar funcionando no país. O blogueiro Allan dos Santos desafiou STF e voltou a criar um canal no app. O bolsonarista burlou a segurança do aplicativo e criou uma nova conta na plataforma que, até a tarde da última segunda-feira (21/3), reuniu 4,7 mil inscritos.

O canal foi excluído novamente, e Santos voltou a criar outra rede para se comunicar com os apoiadores. Em tom de provocação, o ele escreveu: “Sabe quando iremos parar? NUNCA”. A mesma mensagem também foi gravada por áudio e enviada no grupo que já conta com mais de 100 pessoas.

Segundo a Polícia Federal, Allan dos Santos migrou para o Telegram após o bloqueio dos canais em outras plataformas para burlar as ordens judiciais que o impediam de espalhar fake news e promover ataques às instituições democráticas. Esse foi um dos argumentos apresentados pela PF ao STF ao pedir a suspensão da plataforma no Brasil.

Continua após a publicidade

O ministro do STF Alexandre de Moraes ordenou, na última sexta-feira (18/3), o bloqueio do Telegram no Brasil, após a plataforma não retornar às tentativas de acordo com a Justiça brasileira. Mas, no domingo, o magistrado revogou a decisão porque, segundo ele, a empresa cumpriu as determinações judiciais que estavam pendentes, e que tinham levado o ministro a definir a suspensão do aplicativo.

Em resposta a insistência de Allan, o Telegram disse ter implementado medidas para diminuir o risco de violações. Desde fevereiro, o influenciador vê os seus canais sendo bloqueados da plataforma. Ele é alvo de 2 inquéritos no STF: um apura a disseminação de noticias falsas contra a Corte; e o outro, a organização de milícias digitais criadas para atacar instituições democráticas.

Veja Também