Alunos de Direito da USP repudiam retorno de Janaina Paschoal: “Contribuição indecente para o País”

A parlamentar mostrou interesse em retomar as aulas após perder a disputa pelo Senado nas últimas eleições

Postado em: 07-02-2023 às 11h52
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Alunos de Direito da USP repudiam retorno de Janaina Paschoal: “Contribuição indecente para o País”
A parlamentar mostrou interesse em retomar as aulas após perder a disputa pelo Senado nas últimas eleições | Foto: Sérgio Galdino/Alesp

Alunos do curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e integrantes do Centro Acadêmico XI de Agosto publicaram uma carta aberta na qual repudiam o retorno da deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB-SP) às atividades em sala de aula.

A parlamentar mostrou interesse em retomar as aulas após perder a disputa pelo Senado nas últimas eleições. Ela está licenciada da USP desde 2019, quando ingressou na Assembleia Legislativa paulista. O mandato parlamentar chega ao fim em março.

Para os representantes dos alunos, Janaina foi uma das figuras políticas responsáveis pela ascensão da extrema-direita brasileira, chegando a chamá-la de detratora da democracia.

Continua após a publicidade

“Desde que se tornou uma das lideranças e a principal fiadora jurídica da extrema-direita, Janaina abandonou os valores democráticos que devem permear as salas de aula da principal instituição de ensino jurídico do País”, destacam em um trecho da carta.

Leia também: Janaina Paschoal é criticada por acreditar em ‘olho gordo’ e menosprezar ciência; entenda

Os estudantes lembram ainda que Janaina foi uma das poucas docentes a não assinar uma carta produzida pela Faculdade de Direito em defesa do Estado Democrático, durante o processo eleitoral. O documento teve mais de um milhão de assinaturas.

“Consideramos que Janaina Paschoal tem dado uma contribuição indecente para o País […] Nos quatro anos sombrios que o País enfrentou sob o governo de Bolsonaro, Janaina se apresentou como uma espécie de bolsonarista esclarecida. No entanto, as suas supostas divergências com os movimentos de extrema-direita são mínimas e consideramos haver, em suas mãos, tanto sangue quanto nas mãos deles”, continua a carta.

“Hoje a universidade pertence aos defensores da democracia, não aos seus detratores. É exatamente por isso que você não cabe mais aqui. As nossas salas de aula se tornaram grandes demais para você.”

Janaina Paschoal foi uma das autoras do pedido que levou a ex-presidenta da República Dilma Rousseff ao impeachment em 2016. Também foram autores da ação os advogados Miguel Reale Junior e Hélio Bicudo.

Veja Também