Iris faz defesa de secretária

Ao reagir a críticas de CEI da Câmara, prefeito diz que “ira contra a secretária de Saúde é porque ela está ferindo interesses escusos”

Postado em: 13-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris faz defesa de secretária
Ao reagir a críticas de CEI da Câmara, prefeito diz que “ira contra a secretária de Saúde é porque ela está ferindo interesses escusos”

Venceslau Pimentel*

Continua após a publicidade

O prefeito Iris Rezende (MDB) fez ontem duras críticas aos vereadores que compõem a Comissão Especial de Investigação (CEI) criada pela Câmara de Goiânia, que, além de pedirem a exoneração da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, decidiram solicitar ao Ministério Público que peça a prisão dela, sob a alegação de obstrução dos trabalhos da comissão.

“Essa ira contra a secretária é porque ela está ferindo interesses, os mais profundos interesses escusos”, afirmou o prefeito em entrevista após homenagem feita a ele pelos Correios, que lançou um selo personalizado pelos 60 anos de vida pública, em evento no Paço.

Iris disse que vinha evitando comentar essa decisão da CEI, defendida pelos seus integrantes. “Não são todos os vereadores, são poucos, aliás. Mas eu entendo. Não sou político de um dia. Não é o meu primeiro mandato”, ponderou, salientando que tem tratado o tema com equilíbrio, sem procurar prejudicar segmentos da área da saúde.

O prefeito afirmou ter determinado à secretária que procedesse a moralização da área da saúde pública do município e que a convidou para comandar a pasta justamente com essa intenção. Também disse não saber o motivo da contrariedade dos vereadores com a titular da secretaria.

O emedebista voltou a salientar que decidiu disputar a prefeitura de Goiânia, pela quarta vez, para realizar a melhor administração de sua vida. Frisou que, por isso mesmo, não podia compactuar com exageros. Um deles é o chamado chequinho. Trata-se da autorização, feita pela Central de Regulação, de realização de consultas e exames médicos no Sistema único de Saúde (SUS).

Por determinação da secretária Fátima Mrué, e com a aquiescência de Iris, o chequinho foi abolido em fevereiro, passando todos os procedimentos médicos para a alçada da Central de Regulação de Vagas da Secretaria Municipal de Saúde. Com o novo serviço, os agendamentos estão ocorrendo de forma descentralizada, com fornecimento imediato aos usuários do SUS o tempo de espera e indicadores de posição na fila.

“Eu não podia compactuar com esse chequinho”, reagiu o prefeito, questionando o uso desse instrumento para agendamento de consultas médicas. “Inventaram isso, que estava na mão de tanta gente que não tinha a mínima relação com a administração, autorizando internação em hospital, autorizando exames e cirurgias”.

Há denúncias de que vereadores também faziam uso de chequinhos, furando fila, para favorecer potenciais eleitores em pleitos futuros. “Esses cortes chocaram parte daqueles aproveitadores da saúde pública para interesses que, digo, muito deles escusos”, reafirmou Iris Rezende. (*Especial para O Hoje) 

Ato no Paço marca lançamento de selo

O prefeito Iris Rezende completa neste ano 60 anos de vida pública e, para homenageá-lo, os Correios lançaram ontem um selo personalizado. A solenidade ocorreu no Paço Municipal. O selo é permanente e está disponível nas agências dos Correios para quem quiser adquirir.

“A história de Iris se confunde com a história de Goiás e de Goiânia. São 60 anos dedicados em favor da população, então isso agora está selado, registrado por nós em homenagem a Iris”, disse o vice-presidente de Tecnologia da Informação dos Correios, Eugênio Montenegro. 

“Foi o povo que escolheu ter Iris Rezende como líder por tantos anos e Iris enfrentou e venceu todos os desafios que encontrou. Temos a honra de homenageá-lo ainda no alto de seu vigor físico e intelectual. Um homem que muito ainda contribuirá com nosso povo”, completou.

Emocionado, o Iris Rezende agradeceu o reconhecimento por parte dos Correios. “Essa homenagem tem para mim um significado muito especial, pois tive a honra de presenciar a evolução dessa importante empresa para os brasileiros. Fico muito agradecido”, relatou o prefeito após receber exemplares dos selos que já estão disponíveis nas unidades dos Correios.

Nascido em Cristianópolis, Iris Rezende Machado, 84 anos, mudou-se para Goiânia em 1949. Após militância no movimento estudantil, seu primeiro cargo político foi a eleição para vereador em Goiânia, em 1958. Ao longa da carreira política já ocupou os mais diversos cargos, como deputado estadual e federal, senador, governador, ministro de Estado e prefeito. 

Veja Também