Ronaldo Caiado quer projeto de programa social com igrejas

Senador destacou importância de parceria do Estado com instituições religiosas para enfrentar problema das drogas

Postado em: 03-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ronaldo Caiado quer projeto de programa social com igrejas
Senador destacou importância de parceria do Estado com instituições religiosas para enfrentar problema das drogas

Lucas de Godoi* 


Continua após a publicidade

O senador democrata e pré-candidato ao Governo de Goiás, Ronaldo Caiado, firmou compromisso com igrejas de criar um programa social para recuperação de dependentes químicos. Ao participar, no domingo (1) da missa de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, Caiado destacou a importância da união do Estado com as igrejas para, de fato, tirar os pacientes do vício e reintegrá-los à sociedade e ao convívio de sua família.

Os detalhes da negociação não são conhecidos, mas Ronaldo Caiado é católico praticante e também tem visitado encontros religiosos de diversas denominações. Ele já foi a um culto na Igreja Videira, participou em maio da 45ª AGE da Convenção Nacional das Assembleias de Deus (Conamad), em Brasília e também esteve com fieis na tradicional cerimônia de Corpus Christi, em Goiânia, em junho deste ano. 

Ao lado do senador Wilder Morais (DEM), Ronaldo Caiado reforçou que respeita todas as práticas religiosas e com apoio massivo também da comunidade evangélica poderá colocar em prática seu projeto social que será denominado “Hospital de Almas”. 

“Sou um homem que respeita todas as práticas religiosas. Tanto eu como o senador Wilder Morais temos o apoio, posso dizer quase a totalidade, dos evangélicos do estado de Goiás. Se Deus e o povo goiano permitirem e eu chegar ao governo, vou colocar nas mãos das igrejas uma política social que até hoje não foi implantada em que ao Estado caberá o primeiro momento de atenção a um paciente, a um drogado, a um dependente, a um cidadão que caminhou pelo desvio da vida. Mas, a seguir a isso, nós faremos convênios com todas as ações sociais das igrejas para que essas pessoas sintam aí sim a condição mínima para acreditar, ter fé, reintegra-se a sociedade e poder buscar um rumo na sua família. Com isso, faremos este convênio que nós chamamos ‘Projeto Hospital de Almas'”, garantiu.

Ele também falou da sua formação acadêmica, ao defender a parte clínica para vencer a dependência química. “Eu, como médico, sei fazer a parte clínica, mas nós precisamos dar ao cidadão este apoio e a essas entidades que desenvolvem com muito mais competência que o Estado que são as igrejas este trabalho social de integração das pessoas à sociedade”, acrescentou Ronaldo Caiado.

O senador acredita que nesse quadro crescente de criminalidade no país, no estado, o apoio a manifestações de fé são muito importantes. “Nestes momentos em que existem vários desafios a droga, a criminalidade, a desestruturação familiar é mostrar que um governante apoia todas essas manifestações”, disse. 


Caiado reconhece Romaria de Trindade 

Para o pré-candidato à Governador, a festa de Trindade é o maior evento religioso do calendário do Estado. Ele disse ter uma relação pessoal com a Romaria. “A festa de Trindade é a maior manifestação que nós temos no nosso estado de fé, de crença, na igreja católica na qual eu, desde a minha infância pela formação da minha mãe, minha família, eu sempre fui católico praticante. Em um momento importante da vida política nacional como esse é fundamental buscar com que haja mais o reconhecimento da família, da fé e da esperança. É fundamental que se recupere esses valores, da honra, da dignidade, da honestidade, isso tudo está exatamente no que se resume em fé e em crença”, resumiu.

Para ele, quando o povo goiano se reúne numa tradicional festa religiosa como a de Trindade e mostra toda sua fé ele demonstra que acredita na mudança do estado de Goiás. “O que é o momento da festa aqui do Divino Pai Eterno na cidade de Trindade? É exatamente isso, o sentimento, são os goianos, pessoas que vem de longe, dizendo, olha nós acreditamos no Brasil, acreditamos em Goiás, vamos fazer as nossas orações e nós queremos com que tenhamos amanhã políticos dignos que façam uma política com espírito público, com dignidade e com amor ao próximo”, observou. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também