Marra deverá enfrentar ex-prefeito envolvido em escândalos?

Pleito de outubro na cidade das águas quentes - no caso Caldas Novas - ainda tem clima incerto; atual mandatário, Kleber Marra, ganha força na base governista

Postado em: 12-04-2024 às 10h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Marra deverá enfrentar ex-prefeito envolvido em escândalos?
Em busca da natural reeleição, Marra  foi eleito em 2020 prefeito com 63,79% dos votos válidos | Foto: Reprodução

O cenário eleitoral para o próximo outubro em Caldas Novas, com a expectativa de o candidato da base do governador Ronaldo Caiado na cidade, o atual prefeito, Kleber Marra – que deixou o Republicanos e filiou-se ao MDB – ser reeleito, parece uma incógnita sobre quem vai ser oposição. 

Ainda paira, diz uma fonte, a preocupação sobre a aparição de um fantasma: o ex-prefeito Evandro Magal, que geriu a cidade por quatro vezes. Na biografia do político, contudo, ainda tem mandato de vereador e foi deputado estadual duas vezes. Há, contudo, um problema – ou vários – no caminho de Magal: ele é carcomido por uma série de escândalos quando foi prefeito, sendo alvo de várias operações. 

E foi justamente este perfil que contribuiu para a força da campanha do atual prefeito Kleber Marra que é advogado. O vice dele, inclusive, Silio Junqueira, foi uma das vozes mais contundentes contra o chefe do executivo quando, como vereador, foi um crítico e denunciante contumaz de Magal. 

Continua após a publicidade

Em um dos discursos na Câmara na época, o então vereador – hoje vice – citou várias operações do Ministério Público contra o ex-prefeito, como Operação Fura Fila, Operação Faz Tudo, Operação Carnê da Alegria. Ainda teve a Operação Negociata, que encontrou indícios de que o prefeito seria chefe de organização criminosa, atuando com núcleo político, empresarial e operacional. Dureza.

Em busca da natural reeleição, Marra  foi eleito em 2020 prefeito com 63,79% dos votos válidos. Em números, significa que ele recebeu 27.099 votos. No pleito, derrotou nomes poderosos da cidade, como o marido da deputada federal Magda Mofatto, o Flávio Canedo que, pelo PL. Ele, aliás, teve a candidatura impugnada por causa de uma condenação por tortura contra um homem que teria furtado uma  espingarda. 

Quem entende, minimamente, da política local, sabe que Kleber Marra detém uma força inimaginável quando ele chegou ao poder na cidade. Espera-se, inclusive, que a própria Magda Mofatto possa ceder e apoiá-lo. Ou não. Depende. É uma incógnita, por fim. Ele apareceu dias atrás sorridente, orgulhoso porque Magda destinou à cidade uns 15 milhões nos últimos meses. E isto, evidente, fortalece o prefeito que outrora foi desafeto. 

De qualquer maneira, diz-se que Magda deve lançar candidato próprio, ou seja, abandonar o governo. “Já o Magal está com uma aceitação muito grande nas ruas, hoje não há nada que o impeça juridicamente, é o nome que caiu na boca do povo, basta ver suas redes sociais”, disse uma fonte na cidade.

A mesma fonte ressalta que o prefeito está sofrendo um grande desgaste, “tentando lançar obras na última hora”. O que é normal em qualquer cidade.

Também corre, na cidade, outros nomes no cenário, como do Coronel Belelli, que conta com uma estrutura partidária pequena mas está nas ruas. O atual vice-prefeito Silio Junqueira (Solidariedade) rompeu com o governo e está tentando montar uma aliança com o ex-prefeito Ney Viturino.

É difícil falar com Magda. Seria bom perguntar este tipo de coisa a ela: vai apoiar o Marra? Vai tentar lançar o marido de novo? Ou quem? Mas ela está mais entusiasmada em gravar vídeo preocupada em ser presa ao defender Elon Musk na briga do bilionário americano com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. 

De qualquer forma, Kleber Marra está otimista. Dizem que ele tem feito uma administração convincente. Tem acordado de madrugada e recebido pessoas. Anda pela cidade. Interpreta as dificuldades do povo e quer melhorar tudo por lá. E acredita que quatro anos é pouco. Muito pouco, por isso pretende ter mais quatro pela frente.

Veja Também