Mais dois importantes membros do Governo Bolsonaro pedem demissão

No total, já foram anunciadas 4 saídas nesta segunda-feira (29/3) | Foto: reprodução

Postado em: 29-03-2021 às 18h15
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais dois importantes membros do Governo Bolsonaro pedem demissão
No total, já foram anunciadas 4 saídas nesta segunda-feira (29/3) | Foto: reprodução

João Gabriel Palhares

Na tarde desta segunda-feira (29/3) foram anunciados mais dois afastamentos do Governo Bolsonaro. Dessa vez, a Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Izabel Pessoa e José Levi, ministro-chefe da Advocacia Geral da União foram os que pediram demissão. No dia de hoje, já foram anunciadas 4 demissões. São esperadas mais 3 trocas até o final do dia.

O pedido de demissão de Izabel Pessoa estaria relacionado a problemas pessoais. A secretária contou que perdeu o marido a pouco tempo em decorrência do vírus da Covid-19 e não estaria preparada para voltar à pasta. Izabel foi a 5ª a ocupar a vaga na secretaria de Educação Básica desde o início do Governo Bolsonaro. Ela estava no cargo desde agosto do ano passado, após anunciado pelo Ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro. 

Continua após a publicidade

Apesar da saída, justificada por motivos pessoais, a ex-secretária, teria se envolvido em atritos com outros profissionais do MEC, em questões sobre à manutenção de apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular e à transferência para o Ministério das discussões para reformular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além disto, segundo informações da Folha de São Paulo, o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, por motivos ideológicos, teria trabalhado internamente para enfraquecer Izabel dentro do ministério.

A saída de José Levi estaria relacionada com uma assinatura de Bolsonaro, sem representação da Advocacia-Geral da União (AGU), em uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro e Levi já estariam se estranhando diversas vezes por iniciativas, sem fundamento, do presidente. Ele teria queixado duramente posições do Governo sobre a pandemia e a crise política. José Levi foi nomeado em 28 de abril do ano passado, após André Mendonça sair da função para ocupar o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública.

Veja Também