Confira o calendário com os prazos de pagamento do IPVA e licenciamento de 2022

Carros com a placa final 1, se optarem por parcelamento, já devem pagar a primeira parcela no próximo mês.

Postado em: 22-12-2021 às 14h26
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira o calendário com os prazos de pagamento do IPVA e licenciamento de 2022
Carros com a placa final 1, se optarem por parcelamento, já devem pagar a primeira parcela no próximo mês.

A Secretaria de Estado da Economia publicou, nesta quarta-feira (22), o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento de veículos automotores em Goiás.  As alíquotas do IPVA não terão aumento em 2022. Carros com a placa final 1, se optarem por parcelamento, já devem pagar a primeira parcela no próximo mês.

Os proprietários de veículos poderão pagar o IPVA em três parcelas ou parcela única na data limite para o pagamento. A ordem de pagamento começa pela placa de final 1, iniciando em janeiro, no caso de parcelamento, e aquelas com o final 0, em outubro. Para o proprietário que preferir pagar em parcela única o prazo para a placa com final 1 será 30 de março e para a placa de final 0 será 30 de novembro. 

O valor do IPVA, referente ao veículo usado, foi calculado com base no valor de mercado local, apurado em pesquisa da FIPE (Fundação de Pesquisa Econômica). 

Continua após a publicidade

Confira o calendário abaixo:

Foto: Reprodução/Diário Oficial

Alíquotas 

De acordo com a Secretaria da Economia, as alíquotas do IPVA não terão aumento em 2022, e será o sexto ano sem alterações.

Confira as porcentagens:

– 1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga.
– 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos).
– 3,45% para os veículos utilitários.
– 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados.

Isenções

O IPVA não é cobrado de veículos a partir de 15 anos de uso e para PCD (Pessoas com Deficiência), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, assim como para veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana.

Veja Também