Avalanche no Himalaia mata sete turistas e autoridades buscar por desaparecidos

Funcionários de resgate disseram que temem que ao menos 70 pessoas estivejam sob a neve no local

Postado em: 04-04-2023 às 11h42
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Avalanche no Himalaia mata sete turistas e autoridades buscar por desaparecidos
Funcionários de resgate disseram que temem que ao menos 70 pessoas estivejam sob a neve no local | Foto: Reprodução/ CNN

Uma avalanche matou pelo menos sete turistas em Sikkim, no Himalaia, nesta terça-feira (4). Segundo informado pelo exército da Índia, outras pessoas ainda estão presas no local. O exército também divulgou que cinco a seis veículos ficaram presos sob a neve quando a avalanche atingiu. Ao menos 70 pessoas são procuradas no local. 

Para encontrar os desaparecidos, as equipes cavam perto de cachoeiras da região, segundo mostra o Ministério da Defesa da Índia, que utilizou as redes sociais para lamentar os óbitos e informar que o Exército atua nas buscas.

“Triste pela perda de vidas preciosas devido a uma avalanche em Sikkim. As operações de busca e resgate estão sendo realizadas pelo Exército Indiano, SDRF e outras agências. As minhas mais sentidas condolências às famílias enlutadas. Orando pela rápida recuperação dos feridos”, escreveu o ministro da Defesa.

Continua após a publicidade

Equipes governamentais também trabalham para limpar a neve. Até o último levantamento, 350 turistas ficaram presos e 80 veículos foram resgatados depois que a neve foi removida da estrada.A tragédia aconteceu por volta das 11h30 no horário local (3h30 no horário de Brasília). 

Turismo na região

Skkim, a ‘Terra do Esplendor Místico’, localizada abaixo do Monte Khangchendzonga, é um região que já recebe milhares de turistas. Nathu La serve como uma rota para a peregrinação de Kailash Mansarovar ao Monte Kailash, na China, considerada uma das peregrinações mais sagradas do hinduísmo.

Porém, segundo divulgado pelo governo da região, avalanches e inundações repentinas no Himalaia são comuns durante o verão, quando a neve derrete e as fortes chuvas acontecem.

Leia também: Casa viraliza ao ser pichada após colocar placa de apelo a pichadores em Goiânia

Veja Também