Entenda se o sono do seu bichinho é saudável

Cachorros têm um sono diferente dos humanos e especialista explica como lidar

Postado em: 19-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda se o sono do seu bichinho é saudável
Cachorros têm um sono diferente dos humanos e especialista explica como lidar

Elisama Ximenes 

O­ sono consome pelo menos um quarto das 24 horas do dia de um ser humano. A necessidade de descanso é tão evidente que temos até uma hora de dormir, já que a racionalidade não nos permite fechar os olhos a qualquer hora que vier a vontade. Os cães, ao contrário, possuem esse privilégio: dormem na hora que querem e onde quiserem. Eles também acordam fácil e tem hora que aparece até que eles só estavam fingindo que estavam dormindo. Bem, é difícil entender o sono dos animais. E, por isso, o especialista em comportamento animal Cleber Santos, da CompotPet, traz algumas respostas a perguntas sobre como os cães dormem, que podem ajudar a lidar com o seu pet e saber quando seu sono é saudável ou não. 

Continua após a publicidade

Quantas horas por dia o cão deve dormir? Isso varia com a idade ou a raça?

Os cães possuem características únicas. Um é diferente do outro. Há os mais agitados, os mais quietos, os que comem mais  e os que comem menos. E há  também os que adoram dormir e os que dormem pouco. A raça a idade e o estilo de vida influenciam no sono. Afinal, um cão que vive sozinho em silêncio, dormirá mais do que um cão que tem companhia para brincar com ele. Se ele for um filhote, o cão vai dormir mais, talvez até 16 horas por dia. Agora, se for um cão adulto, a média é de 9 a 11 horas.

Qual a importância do sono para a saúde deles?

O sono interfere em todas as atividades do dia a dia e do próprio funcionamento do corpo do cãozinho. A imunidade canina é uma das beneficiadas pelo período de sono, pois é quando o sistema imunológico atinge o seu máximo desempenho para a proteção animal. Por estes e outros motivos, é importante prestar atenção no sono do seu cãozinho.

A alimentação influencia de alguma maneira? E os exercícios físicos?

Sim, ter uma boa alimentação influencia em toda a vida do cão, inclusive no sono. Afinal, se uma comida não faz bem e a digestão não é feita corretamente, os cães ficam inquietos e não conseguem dormir até que o seu sistema digestivo volte ao normal. As atividades física e mental são essenciais para uma boa noite de sono, por isso estimular o seu cão a fazer atividade físicas o fará um cão mais feliz e com uma noite de sono tranquila.

E o ronco deles, até que ponto é saudável?

É importante lembrar que o ronco é característica de algumas raças que tem a cara achatada, chamadas de raças braquicefálicas (pug, bulldog francês e bulldog inglês são os exemplos mais famosos desse tipo de raça). Esses cães possuem a cavidade nasal pequena, que favorece o ronco. O ronco também pode ser causado por obesidade, congestão nasal e pela posição em que o cãozinho dorme – de barriga pra cima costuma-se roncar mais. O importante é identificar o porquê o cão está roncando, para saber se é saudável ou não.

O que faz o sono deles ser mais leve que os dos humanos?

O sono dos cães é mais leve por conta da audição deles, que é mais aguçada do que a audição dos humanos.

Quais as maneiras corretas e incorretas de acordá-los?

A maneira correta é acordá-los com calma, sem grito e sem estresse. Afinal, ninguém gosta de acordar no susto, nem mesmo os cãezinhos.

Eles precisam de um conforto a mais para dormir?

Os cães, por sua natureza, não dependem do conforto de camas luxuosas para ter uma boa noite de sono, o que eles precisam é de apenas um local coberto e bem arejado. Porém, vale uma observação: algumas raças precisam de um cuidado extras como cães que possuem pouca pelagem, que sofrem no período de frio e precisam ser agasalhados. Já os cães com muito pelo tendem a sofrer um pouco para dormir no período de calor.

E quanto às posições, tem alguma mais saudável, mais adequada, ou vai de cada cão?

Não tem posição correta nem mais saudável, cada cão tem sua forma de dormir, aquela em que ele que se sinta mais confortável, tanto em relação a posição e seus horários.

 

Veja Também