Com gafe histórica, Oscar 2017 consagra Moonlight como melhor filme

La La Land levou para casa seis estatuetas enquanto Moonlight abocanhou três, incluindo melhor filme

Postado em: 27-02-2017 às 03h00
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Com gafe histórica, Oscar 2017 consagra Moonlight como melhor filme
La La Land levou para casa seis estatuetas enquanto Moonlight abocanhou três, incluindo melhor filme


Toni Nascimento

Continua após a publicidade

Se as circunstâncias surgidas nos momentos finais do Oscar 2017 não houvessem sido tão adversas, o grande destaque da cerimônia teria sido as duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e suas ações políticas duvidosas ou a boa condução do show executada pelo hilário Jimmy Kimmel. Mas o erro na hora da entrega da estatueta de melhor filme eternizou esta edição da premiação na história.

Faye Dunaway e Warren Beatty foram os escolhidos para entregar o grande prêmio da noite, escolha feita a dedo para comemorar os 50 anos em que a dupla estrelou  o clássico Bonnie e Clyde. Na hora de chamar o ganhador Warren se mostrou confuso e acabou entregando a ficha para Faye, que não exitou em anunciar La La Land. A equipe do filme toda subiu ao palco. Uma gafe. Um erro aconteceu e o longa não era o vencedor.

As fichas haviam sido trocadas, e a dupla icônica havia recebido a ficha já utilizada que premiou Emma Stone como melhor atriz por La La Land, e não o filme em si. O verdadeiro vencedor era Moonlight, que apesar de merecer muito a estatueta, não podia ter a recebido em momento mais constrangedor. A troca de contemplados no palco foi no mínimo confusa e nada menos que um mico geral.

Com isso, o longa dirigido por Barry Jenkins abocanhou três prêmios: melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante. E quem acha que La La Land se deu mal depois dessa virada no final da cerimônia se engana, aliás o longa foi o maior vencedor da noite, levando para a casa seis estatuetas.

Além disso La La Land quebrou mais um record, desta vez com o seu diretor, que se tornou o mais jovem diretor a ganhar um Oscar. Ele tem apenas 32 anos e apenas alguns meses a menos que o até ontem mais novo diretor a ganhar um Oscar.

Apesar do momento “vergonha alheia”, bem do tipo miss universo, o Oscar 2017 fez um bom show, com direito a chuva de comida e a visitantes aleatórios que não sabiam como foram parar ali, mas que estavam adorando. E a premiação também contemplou Viola Davis como melhor atriz coadjuvante, e se isso não é fazer bonito, eu não sei o que é.  E é claro que não podia ser diferente, e como de costume, Viola fez um discurso emocionante.

Mas eu não poderia deixar de pontuar um ponto alto da noite, que foi o oscar de melhor figurino para Animais Fantásticos e Onde Habitam – tornado-o o primeiro filme do universo de Harry Potter a levar uma estatueta para casa -, e um ponto baixo, que foi o oscar de melhor maquiagem para Esquadrão Suicida, que realmente não merecia ganhar nenhuma premiação que possa motivar a DC Comics a continuar realizando filmes ruins.

Veja a lista completa de vencedores:

Confira a lista completa de prêmios:

Filme: Moonlight: Sob a Luz do Luar

Diretor: Damien Chazelle (por La La Land – Cantando Estações)

Ator: Casey Affleck (por Manchester à Beira-mar)

Atriz: Emma Stone (por La La Land – Cantando Estações)

Ator Coadjuvante: Mahershala Ali (por Moonlight: Sob a Luz do Luar)

Atriz Coadjuvante: Viola Davis (por Um Limite Entre Nós)

Filme Estrangeiro: O Apartamento

Animação: Zootopia

Documentário: O.J.: Made in America

Roteiro Original: Manchester à Beira-mar

Roteiro Adaptado: Moonlight: Sob a Luz do Luar

Trilha Sonora Original: La La Land – Cantando Estações

Canção Original: City of Stars (de La La Land – Cantando Estações)

Edição de Som: A Chegada

Mixagem de Som: Até o Último Homem

Direção de Arte: La La Land – Cantando Estações

Efeitos Visuais: Mogli: O Menino Lobo

Montagem: Até o Último Homem

Fotografia: La La Land – Cantando Estações

Curta-metragem de Animação: Piper: Descobrindo o Mundo

Documentário em curta-metragemOs Capacetes Brancos

Curta-metragem live-actionSing

Maquiagem e Penteado: Esquadrão Suicida

Figurino: Animais Fantásticos e Onde Habitam 

Veja Também