Peixes são alimentos para além da Quaresma

Assados, grelhados e com diferentes acompanhamentos, os pescados são atrações para paladares ecléticos

Postado em: 13-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Peixes são alimentos  para além da Quaresma
Assados, grelhados e com diferentes acompanhamentos, os pescados são atrações para paladares ecléticos

Bruna Policena

Peixes são leves, gostosos e saudáveis. O melhor é que permitem variações diferenciadas durante o preparo. Podem ser grelhados, assados, fritos ou ao molho. Mais versatilidade ainda quando se trata dos acompanhamentos: arroz, purê de batata ou de banana da terra, farofas, mandioca e saladas verdes. A carne tenra conquista o paladar de adultos e crianças. Espécie com poucas espinhas são as mais apreciadas e trabalhadas nas cozinhas. Goiânia tem vários restaurantes onde é possível experimentar receitas de primeira qualidade. Em casa, também é possível preparar um pescado digno dos melhores cardápios. Experimente a receita que O HOJE apresenta nesta página e verá. 

O bacalhau é um dos pescados mais tradicionais na culinária, e vai longe o tempo que se restringia ao cardápio da Semana Santa. O Bacalhau a Zé do Pipo, uma das propostas do Rubby Gastronomia, restaurante do Quality Hotel Goiânia, é assado com purê de batata, gratinado com crosta de parmesão, acompanhado de farta porção de arroz com brócolis. “Gratinado, o pescado fica crocante por fora e macio por dentro”, destaca o chef Luiz Trigo, responsável pelo cardápio da casa. Tem sabor característico e peculiar, e combina perfeitamente com batatas. 

Continua após a publicidade

O Lombo de Bacalhau Gadus Morhua, com cebola, tomate, azeitona e batatas, integra o cardápio do Durski, restaurante famoso pela gastronomia internacional e eslava, comandado pelo chef Junior Durski. O Lombo de Bacalhau é um dos pratos mais pedidos, saborosos e tradicional receita da família. Portanto pode ser uma boa pedida para encontros familiares. 

O chef compartilha duas boas dicas sobre o bacalhau. “Na hora de escolher, prefira o lombo de bacalhau dessalgado e congelado, que é muito bom. O processo de dessalga do bacalhau seco é difícil e demorado. Deixe isto para profissionais especializados. E, antes de grelhar o lombo, seque-o em papel toalha”, ensina.

Popular também é o salmão. O pescado tem baixo teor de gordura e é rico em ômega 3, além de muito gostoso. O salmão grelhado, por exemplo, é preparado com crosta de gergelim ao molho de maracujá, acompanhado de purê de batatas. O gergelim, uma das mais antigas espécies vegetais já cultivadas, deixa marcante o sabor dos alimentos e combina especialmente com peixes. O molho de maracujá é responsável pelo toque agridoce; também ressalta o sabor do salmão. Esta iguaria é opção oferecida também no Rubby Gastronomia.

O peixe na telha é outro que faz muito sucesso, e é mais regional. Pode ser feito com pintado ou tucunaré – peixes de água doce e bem característicos de Goiás – assado na telha especial de barro, ao molho com rodelas de tomate e tiras de pimentão, temperado com pimenta de cheiro, leite de coco, azeite, dentre outros ingredientes. Para acompanhar, arroz branco e pirão feito com farinha de mandioca, caldo de peixe e cheiro verde.

Qualquer dos pescados combina com saladas verdes variadas. Folhas e legumes são leves, também, e ajudam a ressaltar ainda mais o sabor dos peixes como prato principal. Algumas especiarias como o gergelim – já citado – e o gengibre dão um toque exótico e se harmonizam muito bem com pescados diversos. A raiz milenar tem muitos benefícios para a saúde, mas na culinária o destaque é seu sabor picante. Então, talheres à mão, é hora de partir para experimentar uma dessas delícias. 

Confira a receita do Lombo de Bacalhau Gadus Morhua: 

– Ingredientes

600g lombo de bacalhau dessalgado

4 batatas médias

2 colheres de azeite de oliva

6 unidades de azeitonas verdes

6 unidades de azeitonas pretas

6 unidades de tomate cereja

4 dentes de alho com casca

2 ovos cozidos

2 cebolas fatiadas

– Modo de preparo

Grelhe o lombo de bacalhau no azeite de oliva, por cerca de 10 minutos, até dourar e ficar macio. Cozinhe as batatas e deixe esfriar. Corte-as em rodelas e reserve.

Enquanto o bacalhau doura, refogue a cebola e o alho no azeite de oliva até murchar. Acrescente as azeitonas, os tomates e as batatas. Deixe aquecer bem e coloque os ovos cozidos cortados em quatro.

Coloque no prato o bacalhau e os legumes, e monte a seu gosto. Regue com azeite de oliva e sirva

Veja Também