Espetáculo ‘O Crivo’ chega ao Teatro Sesc Centro

Projeto continua sua circulação nacional e se prepara para embarcar para a Europa no próximo mês de maio

Postado em: 19-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Dança contemporânea e literatura dialogam no espetáculo O Crivo, que será apresentado em Goiânia nos dias 19 e 20 de abril, no Teatro Sesc Centro, às 20h. Inspirado na obra Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa, o projeto deu início à circulação nacional no início do mês de março e prevê passar por dez cidades brasileiras, no total, em 2017. Na sequência, Campo Grande (MS) receberá o espetáculo. Todas as atividades são gratuitas, mas os realizadores apostam em uma campanha nessa circulação: a doação de um livro (usado ou não) na hora do espetáculo. Desta vez, as doações serão destinadas à Biblioteca Baú da Imaginação do Circo Lahetô. 

O projeto apresenta uma novidade: O Crivo foi convidado para participar do Festival Tanec Praha 2017, em Praga, na República Tcheca. Além da capital, o festival também será apresentado em outras cidades do país entre os dias 28 de maio e 28 de junho. O Crivo circulará por oito delas: Ostrava, Olomouc, Jihlava, Plzeň, HradecKrálové, Choceň, Brnoe Praga. A equipe embarca,  no dia 25 de maio, com o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás dentro do projeto O Crivo Circulação. Na proposta do espetáculo, está a realizaçãode oficinas de dança, que também serão ministradas na circulação internacional. O Crivo foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.

Caminho para o sertão

Continua após a publicidade

Três contos da obra de Guimarães Rosa inspiraram João Paulo Gross, que assina a direção e a coreografia de O Crivo: A Terceira Margem do Rio, O Espelho e Nada e a Nossa Condição. “A concepção do projeto se deu no momento que eu li o Primeiras Estórias. Eu fiquei muito mexido e me apaixonei pela escrita, pelo ritmo e por todo o sertão que o autor descreve na obra”, conta o coreógrafo. Gross explica, no entanto, que o sertão é outro. Não está em Minas, na Bahia ou em Goiás – o sertão é aqui. 

Os contos foram utilizados como imagens para provocar a construção poética da coreografia. Para isso, Gross selecionou uma ‘imagem poética’ em cada conto que, na concepção dele, o representava. A ligação entre os contos se dá através das ideias por trás dessas imagens. 

O duo

Dois homens criam relações que só se revelam à medida em que atravessam suas histórias, o mundo de cada um. Atravessam juntos o sertão, travando diálogos e contatos para mergulhar na busca do que muda e o que permanece em cada um. O Crivo é dramaturgia de mistérios, convivências e comoções, interpretado pelo próprio coreógrafo e diretor ao lado de Daniel Calvet. 

Dois bailarinos, dois mundos, duas vidas que se organizam e que se conversam. O Crivo instaura um caminho inusitado entre esses dois, partindo das questões levantadas por Guimarães Rosa em sua obra: colocar-se em trânsito, atravessar; viver no limiar entre movimento e repouso, nascimento e morte. 

João Paulo Gross é coreógrafo, bailarino, professor de movimento e Membro do Conselho Internacional de Dança (CID). Buscando novas percepções e diálogos com outros artistas, estabelece parcerias que pesquisam a dança em diálogo com outras linguagens artísticas na cena contemporânea. No período em que trabalhou na Quasar Cia de Dança/GO, conheceu o artista Daniel Calvet. Por meio de identificações estéticas e o desejo de trabalharem num projeto autoral, se uniram para pesquisar a cena contemporânea. Assim, tencionando questões relativas à dança e ao teatro, tendo como ponto de partida o movimento do corpo e a construção dramatúrgica na cena. 


SERVIÇO:

‘O Crivo’ em Goiânia

Quando: 19 e 20 de abril às 20h

Onde: Teatro Sesc Centro  

Entrada: doação de um livro (usado ou não) na hora do espetáculo  

Veja Também