Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, reúne contos

A natureza e as mudanças climáticas também estão presentes nos oito contos reunidos no livro

Postado em: 13-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, reúne contos
A natureza e as mudanças climáticas também estão presentes nos oito contos reunidos no livro

A vivência de 40 anos na Amazônia sempre fez com que João Meirelles Filho buscasse a fronteira entre o real e o imaginário. Escritor e empreendedor social há 30 anos, ele é autor de diversos livros de não-ficção sobre a floresta amazônica. Neste ano, ele estreou na ficção e conquistou o Prêmio Sesc de Literatura com o livro O Abridor de Letras.

A natureza e as mudanças climáticas também estão presentes nos oito contos reunidos no livro. “Muitas das questões socioambientais são desinteressantes à maioria; a ficção permite uma abordagem intimista e, quem sabe, mais persuasiva e que raramente procura encerrar problemáticas tão complexas”, afirma o autor em entrevista ao blog da editora.

Continua após a publicidade

Nos textos, a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga e o Pantanal são explorados por meio do linguajar caboclo, pelos saberes e fazeres locais e pelo contraste entre o urbano e o rural. “Há algo genérico no sertão interior, onde as palavras se tornam mais inquiridoras à medida que avançam rios e serras adentro, em novos contatos com outras paisagens culturais”, declara.

Conciliando a vida de escritor com a de ativista social, Meirelles já prepara o segundo livro de contos e conta que o Prêmio Sesc foi um grande estímulo. “Primeiro, porque nunca participara de prêmio algum e, assim ele me diz com todas as letras –  vai, siga adiante –; e, depois, porque as narrativas estão surgindo à medida que deixo a porteira aberta…”.

O Abridor de Letras chega às livrarias neste mês de novembro pela Editora Record.

Veja Também