12ª Festival de Balizas de Goiás ocorre nesta sexta-feira (8)

Evento objetiva propiciar troca de experiências e estimular a arte-educação

Postado em: 08-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: 12ª Festival de Balizas de Goiás ocorre nesta sexta-feira (8)
Evento objetiva propiciar troca de experiências e estimular a arte-educação

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

A 12ª edição do Festival de Balizas de Goiás (Febago), promovido pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), ocorre nesta sexta-feira (8) no Teatro Goiânia. Neste ano, o festival traz como tema a Música Popular Brasileira (MPB) – com todas as apresentações voltadas para esse assunto.

O evento, que reúne professores e estudantes da rede pública estadual de ensino e alguns alunos da rede municipal, tem cunho pedagógico e busca propiciar a troca de experiências por meio da arte-educação. “O principal objetivo do festival é criar um espaço em que os alunos possam apresentar os trabalhos que produziram ao longo dos anos para outras pessoas”, afirma Pollyanna França da Silva, professora de balizas da Ciranda da Arte. 

Pollyanna afirma que, quando foi aluna da rede de rnsino estadual, sentia falta de programações como o Festival de Balizas para que ela pudesse ter contato com outros alunos envolvidos com a mesma arte e conhecesse profissionais renomados da área. Contudo, quando a professora conseguiu passar no concurso, teve a ideia de criar algo que suprisse essa carência: “Eu quis organizar esse festival para atender a demanda que eu tinha enquanto estudante” . 

Pollyanna, então, passou a organizar anualmente o Festival de Balizas. Antes,  era realizado como uma aula pública voltado para meninas. Contudo, atualmente, abrange um público mais amplo, tanto que a professora diz que da primeira vez apenas nove balizas foram apresentadas; neste ano, serão 49. 

De acordo com a professora, o retorno ao longo desses 11 anos tem sido positivo: “A gente, a cada ano, melhora o festival e vê outras possibilidades em relação à organização do evento. Nós percebemos um aumento no número de alunos participantes, e atualmente as apresentações estão seguindo um roteiro. Neste ano, os trabalhos foram feitos em torno do tema do festival, MPB”. 

Crianças e adolescentes irão protagonizar as apresentações sob a coordenação das professoras Neusa Frausino e Pollyanna França, da Escola de Balizas, com acompanhamento de coreógrafos e de bandas das escolas estaduais. O festival conta com participação de convidados do Centro Escola de Ginástica Rítmica Adriano Passos (Cegrap) e da Escola Municipal de Educação Integral Retiro do Bosque, que farão a abertura e o encerramento do evento.

Importância

A 12ª edição do Febago é de extrema relevância para possibilitar a troca de experiência entre os alunos. Outro aspecto importante do evento, segundo a professora, é promover o contato da sociedade com essa arte que ainda é desvalorizada. Pollyanna ressalta que, por meio das apresentações, professores podem se autoavaliar, porque, caso um aluno não tenha tido um bom desempenho durante a exibição, pode ser um alerta para que o discente altere a didática  das aulas. 

Segudno Pollyanna, há alunos que nunca pisaram em um teatro. “O festival possibilita que eles mostrem seu trabalho para pais, professores e a sociedade”, acrescenta ela.

Atualmente, segundo a professora, o principal desafio para realizar o Febago está relacionado ao preconceito e à falta de informação que a sociedade tem sobre as balizas. Ela diz que já presenciou pessoas “menosprezando essa área” em relação a outras artes. Outra dificuldade enfrentada pela organização, segundo ela, é a falta de recursos em escolas e instituições para pagar, por exemplo, o figurino. Os estudantes, muitas vezes,  precisam pegar roupas emprestadas de ex-alunos para fazerem as apresentações.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

XII Festival de Balizas de Goiás

Quando: sexta-feira (8)

Onde: Teatro Goiânia (Avenida Tocantins esquina com a Rua 23, nº 252, Setor Central – Goiânia)

Entrada gratuita 

Veja Também