Walacy Neto lança ‘Muito Pelo Contrário’

Poeta publica seu primeiro livro com ilustrações de Pedro Kastelijns pela editora Nega Lilu

Postado em: 09-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Walacy Neto lança ‘Muito Pelo Contrário’
Poeta publica seu primeiro livro com ilustrações de Pedro Kastelijns pela editora Nega Lilu

Bruna Policena*

Continua após a publicidade

O estranho prazer de sentir medo de tudo e de todos motiva o autor-narrador a botar seus demônios para fora. Surge assim Muito Pelo Contrário, a publicação de estreia de Walacy Neto, um talentoso representante da nova literatura feita em Goiás. Com ilustrações do artista visual Pedro Kastelijns, o livro será lançado pela Nega Lilu Editora, no domingo (10), às 19h, no Evoé Café, em Goiânia. Com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, o poeta desata o medo nos versos e estrofes, dizendo muito de si, da composição do que é. 

Pretendo com isso tudo

Quase nada

Como fazer um belo bordado

Depois desmanchá-lo.

Este, quando pronto, se chamará

Muito Pelo Contrário.

No apanhado de textos produzidos desde 2012, o autor oferece a seus leitores a sua produção mais madura e adensada, sem perda da sagacidade e da soltura que são próprias do seu estilo, muito difundido em saraus. “Desde que vi Walacy Neto, pela primeira vez, em Goiânia, ele tinha essa liberdade. Essa viagem pela palavra. Esse lance da linguagem viva”, avalia o escritor Marcelino Freire, convidado a prefaciar o livro.

Ainda no prefácio, o poeta pernambucano confessa sintonia com a obra do jovem goiano: “Walacy sou eu, acho, com uns anos a menos. Reconheci nele o mesmo menino que eu fui. Doido de pedra pela literatura”. E chancela: “A escrita dele embaraça, dá nó na garganta, roda a baiana. Tudo ele bota ali, na cara da folha, como fazia o nosso poeta Manoel de Barros”.

Muito Pelo Contrário foi organizado em três partes, e vai enredando o leitor por trilhas simbólicas não alinhadas. Conectividade e circularidade são qualidades identificadas na poética da obra, que teve 12 poemas como base narrativa. “Estes textos se tornaram a espinha dorsal do livro e possibilitaram a costura dos assuntos”, comenta o autor.

As temáticas do bocó, o avião, o silêncio estão entre os signos recorrentes e, portanto, reveladores da poesia e da prosa contidas no livro. Segundo o autor, Muito Pelo Contrário não chega a ser obra autobiográfica, nem tem esta intenção, mas dialoga com temas próprios e questões pessoais. “Eu quis falar sem dizer, me comunicar sem informar e criando imagens”, lembra Walacy Neto.

Para este exercício narrativo com abstração, ele conta com a colaboração de Pedro Kastelijns, outro jovem artista destacado. As ilustrações feitas em nanquim e grafite sobre papel que se espalham por todo o livro representam a produção imediatamente anterior a sua transferência da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a Gerrit Rietveld Academie, em Amsterdã, na Holanda. “Não ilustrei somente o que vi, mas a atmosfera provocada pela leitura de Muito pelo contrário”, lembra Kastelijns.

Segundo a editora Larissa Mundim, texto e imagem ainda tiveram sensível apropriação feita pela designer gráfico Beatriz Perini, que também tem um trabalho artístico reconhecido e difundido pelo Brasil. “Muito pelo contrário: é, sem dúvida, uma das publicações mais representativas da produção gráfica e literária contemporânea de Goiás”, ressalta ela. Também integram a equipe deste projeto editorial a diretora de arte Luana Santa Brígida, o revisor Vinícius Vargas e o produtor gráfico Carlos Sena.

Antes mesmo de chegar aos leitores de Goiânia, Muito Pelo Contrário foi lançado em São Paulo, no último dia 12 de novembro, durante a Balada Literária, um dos mais prestigiados eventos dedicados à poesia no País. Em Brasília, o livro também veio a público no dia 18 de novembro, durante o Mercado de Publicações Independentes (Motim), realizado na Biblioteca Nacional de Brasília.

Os autores

Walacy Neto nasceu um dia depois do Natal de 1992 em Itaberaí (GO). Articula literatura e poesia de mão em mão, mas nas horas vagas trabalha como jornalista. Em 2013, cria o selo literário Zé Ninguém sem maiores compromissos. Nos últimos anos, vem publicando poemas em antologias editadas em Goiás e em outros Estados. Em 2017, lança seu primeiro livro, Muito pelo Contrário, publicado pela Nega Lilu Editora.

Walacy ficou feliz por ver que até agora

O poema da sua vida deu algumas páginas

E que ainda

mesmo faltando alguns detalhes

Que não digo por que já errei demais – Tem muita coisa pra vida escrever.

A caneta ta novinha, quase okm.

Walacy acredita que é 

Matéria de poesia e pretende

Finalizar sem concluir nada

O autor por ele mesmo

Pedro Kastelijns é artista e músico guiado pelas estrelas, memórias de infância e um passado intergaláctico em meio a animais selvagens e criaturas místicas. Seus desenhos e imaginação fluem através da linha tênue entre abstração e figuração, com formas ora brutas ora delicadas, exercendo a fé pelo desenho, o som e, acima de tudo, na existência humana.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

deve existir um forma

de concluir sem finalizar

Pio Vargas 

SERVIÇO

Lançamento de ‘Muito Pelo Contrário’, de Walacy Neto

Quando: domingo (10 de dezembro)

Horário: 19h

Onde: Evoé Café com Livros (R. 91, 489, St. Sul, Goiânia)

Entrada gratuita

Valor: R$ 25

Mais informações sobre os autores: www.facebook.com/EdZeNinguem e www.pedrokastelijns.tumblr.com 

Veja Também