Seminário de Performance Contemporânea começa neste domingo (10)

O evento objetiva reunir artistas e pedagogos da criação musical em torno da produção em música contemporânea

Postado em: 09-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Seminário de Performance Contemporânea começa neste domingo (10)
O evento objetiva reunir artistas e pedagogos da criação musical em torno da produção em música contemporânea

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

O Seminário de Performance Contemporânea ocorre pela primeira vez em Goiânia, neste domingo (10), e se estende até terça-feira (12), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). O evento foi organizado por uma força-tarefa que reúne a Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) em um projeto artístico-pedagógico. Vale ressaltar que, na segunda-feira (11) e terça-feira (12), o evento será realizado na Emac. 

Sob coordenação da contrabaixista Sonia Ray (UFG) e do percussionista Ronan Gil (IFG), o evento objetiva reunir artistas e pedagogos da criação musical em torno da produção em música contemporânea. Além disso, segundo Sonia, o Seminário também tem o intuito de colocar alunos e a própria sociedade em contato com esse estilo musical, que ainda é pouco divulgado. 

Seminário

De acordo com Sonia, o evento, que será realizado pela primeira vez neste ano, surgiu para dar enfoque à música contemporânea e promover apresentações de um estilo musical ainda pouco divulgado. O Seminário conta com concertos gratuitos abertos, ao público, e com palestras e mesas-redondas – programações voltadas a profissionais e estudantes da área de música.

O Seminário de Performance Contemporânea deste ano será  dedicado à obra de Iannis Xenakis (1922-2001), compositor grego (naturalizado francês) que influenciou a criação musical em toda a segunda metade do século 20 e deixou vasta obra que continua sendo referência para compositores e instrumentistas, regentes e cantores no mundo todo. A cada ano, o intuito é que o evento seja dedicado a uma figura relevante da criação contemporânea.

Estão inscritos para apresentarem obras de Xenakis músicos de várias partes do Brasil, especialistas na execução deste compositor, cujas obras exigem alto nível técnico e artístico do executante. Contudo Sonia ressalta que o Seminário não se dedica apenas a obras de músicos, instrumentista e compositores que já faleceram. Ela destaca que a intenção, agora, é priorizar musicistas atuantes que estão influenciando essa nova geração. 

Sonia, que desde o ano 2000 organiza eventos voltados para vários estilos musicais, afirma que nunca fez uma programação que englobasse apenas a música contemporânea, por isso a necessidade de se fazer o Seminário: “Goiânia tem sede por cultura; cabe a nós divulgarmos o que não está sendo divulgado aqui”. 

Importância

Sonia ainda destaca a relevância do evento, não apenas para profissionais da música, mas também para os alunos da área. “A programação é um complemento na carreira dos alunos. Eles podem ter a oportunidade de ouvir a obra de Xenakis e discussões sobre o compositor. Além disso, os estudantes podem ter contato com um estilo que não é muito estudado durante a formação por causado alto nível técnico da música contemporânea”, pontua Sonia.

Apesar dos aspectos positivos do Seminário, e do anseio de realizar o evento anualmente, a coordenadora diz que há dificuldades para promovê-lo.  “A questão financeira continua sendo o principal agravante para a realização, mas, em contrapartida, a colaboração da UFG, do IFG e da OFG é o maior benefício que a organização do Seminário possui”, finaliza Sonia. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Domingo (10): Centro Cultural Oscar Niemeyer às 10h 

Segunda (11): Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG (Campus 2) a partir das 9h

Terça (12): Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG (Campus 2) a partir das 9h

Entrada: Inscrição obrigatória para recitais-palestras e mesas-redondas até domingo (11) por meio do site https://www.emac.ufg.br/e/20170-seminario-de-performance-contemporanea – R$50 (externos) e R$30 (UFG, IFG, Orquestra Filarmônica)

Os concertos são gratuitos 

Veja Também