Conheça o país que sedia a Copa do Mundo 2018

Rússia atrai turistas não só pelo futebol, mas por seus atrativos culturais

Postado em: 18-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça o país que sedia a  Copa do Mundo 2018
Rússia atrai turistas não só pelo futebol, mas por seus atrativos culturais

GABRIELLA STARNECK*


Continua após a publicidade

Com 17.098.240 km² de extensão, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Rússia – país com maior área do planeta – ganha destaque em junho e julho por sediar um dos maiores eventos do mundo futebolístico – a Copa do Mundo. Localizada no Leste Europeu, a Rússia é um país que se estende por grande parte do norte da Eurásia – composto por grande parte da Europa oriental e do norte da Ásia. Devido ao seu tamanho, o país exibe uma grande diversidade biológica e geográfica, assim como acontece com a sua topografia, seus climas, vegetação e solos.

A Rússia tem as maiores reservas florestais do mundo, conhecidas como ‘os pulmões da Europa’, perdendo apenas para a Floresta Amazônica, no montante de dióxido de carbono que absorve. Mas, apesar dessa semelhança, o país se difere muito do Brasil. Por isso, para visitar o local, é necessário estar preparado para enfrentar as diferenças culturais, como idioma, por exemplo, e a diferença climática, já que a Rússia é atravessada por quatro climas: ártico, subártico, temperado e subtropical. 

E, como a Copa do Mundo já começou, para quem terá o privilégio de acompanhar um dos jogos presencialmente, fica a dica: palácios e catedrais, museus e balés, canais e pontes são alguns dos atrativos que o país oferece, principalmente em São Petersburgo – considerada a capital cultural do país. A cidade possui mais de 221 museus, 45 galerias e 100 salas de concertos. Como a maioria dos visitantes não poderá ver tudo o que local tem a oferecer em uma única viagem, a Regent Seven Seas fez uma curadoria e indica alguns lugares para se explorar em uma visita de três dias. 


Palácio de Inverno

Construído como residência para a Imperatriz Elizabeth (filha de Pedro, o Grande) em 1762, o local, com sua famosa fachada característica verde e branca em estilo barroco – e que hoje faz parte do conjunto que forma o Museu Hermitage –, é uma das atrações turísticas mais populares do país. As pessoas que são apaixonadas por design poderão apreciar o ‘rico’ interior dourado do palácio, enquanto os aficionados por arte podem se entreter com a coleção alojada no museu, incluindo obras de Rembrandt, Van Gogh, Matisse, Rodin, Leonardo da Vinci, Gauguin e outros diversos mestres. 

O acervo é tão grande que o museu estima que levaria 11 anos para que o visitante pudesse ver todas as obras de arte expostas. Ainda é possível aproveitar um pouco da história cultural com um tour especialmente indicado pela Regent que proporciona uma noite no balé russo. Em um país mundialmente reconhecido pela qualidade de suas produções neste estilo de dança, e que produziu coreógrafos e dançarinos como Nijinsky, Balanchine, Nureyev e Pavlova, assistir a uma performance em um dos 100 teatros da cidade é praticamente obrigatório.


Palácio de Catarina

Localizado a cerca de 20km de São Petersburgo, em Tsarskoye Selo, o Palácio de Catarina é um ponto turístico clássico que vale a visita. De fachada azul e branca, o local era a residência de verão de Catarina I da Rússia e posteriormente foi remodelado por sua filha – Imperatriz Elizabeth – e por Catarina, a Grande. Decorado em estilo barroco russo pelo arquiteto Bartolomeo Rastrelli. O Grande Salão, também conhecido como Galeria das Luzes, é um dos destaques e ocupa uma grande extensão do edifício. 

A majestosa escadaria, o Portrait Hall e a popular Amber Room – uma câmara cheia de espelhos e painéis adornados com ouro – são igualmente impressionantes. Porcelanas, paredes cobertas de seda, chaminés de mármore, afrescos no teto e esculturas permeiam todo o interior do palácio, mas se o clima permitir, um passeio pelos jardins é a forma perfeita de encerrar o dia.


Catedral de São Basílio

Erguida na Praça Vermelha em Moscou, a Catedral de São Basílio é uma catedral ortodoxa russa que marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século 14. O edifício tem funcionado como uma divisão do Museu Histórico do Estado desde 1928. A catedral, em forma de chama de uma fogueira subindo ao céu, é parte do Kremlin e da Praça Vermelha, Patrimônio Mundial da Unesco desde 1990.


Catedral do Sangue Derramado

Datadas dos séculos 14 e 15, algumas das mais espetaculares catedrais da Europa estão em São Petersburgo. A mais popular é a Catedral do Sangue Derramado, que apresenta a maior coleção russa de mosaicos monumentais. Localizada em Nevsky Prospekt, a igreja é uma personificação do templo ortodoxo russo. A Catedral de Pedro e Paulo, de estilo barroco, serviu como o local de sepultamento para a família imperial, e, atualmente, também é um museu. E, por último, mas não menos importante, a maior catedral ortodoxa de São Petersburgo, St. Isaac, que proporciona uma inigualável vista panorâmica da cidade.


Fountain Druzhba Narodov

A fonte impressiona visitantes com seu design e arquitetura. Os turistas preferem visitar o local, à noite, quando a fonte está iluminada, e, consequentemente, mais atrativa. A Fonte Druzhba Narodov possui 24 metros de altura; a bacia também é grande, o que adiciona beleza à estrutura. 


Rio Neva

Um calmo passeio de barco pelas margens do rio Neva, em torno de uma rede de rios e canais, é um programa imperdível. O passeio proporciona uma ótima maneira de vislumbrar um pouco dos séculos 18 e 19 por meio da Fortaleza de Pedro e Paulo, da Ilha de Vasilyevsky, do Palácio de Inverno, do Jardim de Verão e de uma variedade de palácios (Shuvalov, Yusopov e Sheremetev), marcos, pontes e fontes ao longo do caminho.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também