Intercâmbio gastronômico reúne chefs nacional em Goiânia

O objetivo é resgatar a rica diversidade cultural alimentar do Estado de Goiás

Postado em: 13-08-2018 às 15h50
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Intercâmbio gastronômico reúne chefs nacional em Goiânia
O objetivo é resgatar a rica diversidade cultural alimentar do Estado de Goiás

O chef goiano, Gilmar Borges, idealizador do projeto. (Foto: Crédito/Gabrielle Ferreira)

Da Redação 

Para aqueles que acreditam que a cozinha é o coração da casa, neta quinta-feira (16), o Passeio das Águas Shopping vai receber um evento saboroso, o Projeto Cozinha de Raiz Vivência Goiana, idealizado pelo chef goiano Gilmar Borges, às 19h . O objetivo é resgatar a rica diversidade cultural alimentar do Estado de Goiás. O encontro, que segue até o sábado (18), contará com sarau gastronômico, cozinha show, lançamentos de livros e a presença de chefs de renome nacional.  

Continua após a publicidade

Com o tema “A Diversidade da Cozinha Raiz e suas Tradições”, serão apresentados neste evento de abertura algumas iguarias, receitas centenárias e de família. A gastronomia de raiz será o destaque, por meio de variadas receitas com o objetivo de incentivar, qualificar e movimentar a culinária regional, com destaque para a cozinha ancestral brasileira.

O evento tem como proposta realizar uma espécie de intercambio entre as diferentes cozinhas brasileiras ancestrais, a exemplo da culinária baiana, indígena, do cerrado, da caatinga, afro e outras variadas culturas alimentares. Nesta edição, participam mais de 21 chefs de cozinha renomados, trazendo novas  técnicas contemporâneas no que diz respeito à cozinha brasileira.

Entre os chefs nacionais, estão a chef Rosa Gonçalves, de Salvador-BA, que vai ministrar uma aula show na sexta-feira sobre “Cozinha Raiz e os Territórios de Identidade da Bahia”. Já no sábado, os destaques são os chefs Charles Silva, do Rio de Janeiro, que vai apresentar o lado sofisticado dos sabores do Brasil; e a “mineira-goiana” Letícia Massula, que vai trazer as diversas versões do milho.

Direto do Mato Grosso do Sul, a índia Letícia Kalymaracaya participa deste projeto, também no sábado, ensinando a respeito dos sabores da ancestralidade. Em seguida, o chef Timóteo Domingos, de Canindé-SE, vai trazer uma abordagem culinária interessante sobre “Cactos, o alimento do futuro”. Na oportunidade, o sergipano também fará o lançamento do livro de sua autoria denominado “Chef do Sertão”.

“Vamos apresentar aos participantes do evento as receitas de tradição com toques de modernidade e técnica de cozinha prática, fortalecendo a gastronomia do Estado de Goiás e, ao mesmo tempo, proporcionando momentos de aprendizagem e de pura diversão”, disse Gilmar Borges, chef e idealizador do projeto. Os interessados em participar dos workshops, aulas show e todas essas vivências saborosas pode garantir vaga pelo telefone (62) 98590-2236.

 

Veja Também