Festa da Fantasia de Goiânia tem 23 edições de muita história e pioneirismo no entretenimento local

Ela é um dos eventos festivos mais importantes do Centro-Oeste e, em seu gênero, a maior do País

Postado em: 18-01-2019 às 10h43
Por: Jefferson Pereira dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Festa da Fantasia de Goiânia tem 23 edições de muita história e pioneirismo no entretenimento local
Ela é um dos eventos festivos mais importantes do Centro-Oeste e, em seu gênero, a maior do País

Da Redação

O que começou como uma brincadeira para reunir os amigos consolidou-se como a maior e principal festa temática do Brasil: a Festa da Fantasia de Goiânia, uma noite em que, a cada ano, as pessoas se preparam para se transformarem completamente por algumas horas, quando expõem a criança e o personagem que trazem dentre de si.

Continua após a publicidade

Realizada pela primeira vez em 1996, em uma mansão no Setor Bueno, a Festa da Fantasia, que tradicionalmente acontece desde então no mês de abril em Goiânia, tornou-se, há muito, um dos eventos festivos mais importantes do Centro-Oeste do Brasil e, em seu gênero, a maior do País. 

Sendo um sucesso absoluto e imediato desde então, e com um público cada vez maior, a Festa da Fantasia teve de ser realizada em locais mais amplos da capital goiana, passando do endereço residencial no Setor Bueno para o espaço de festas La Fontaine e, sem seguida, para o Jóquei Clube de Goiânia e o Clube Jaó. 

Em 2005, em sua décima edição, passou a ser realizada nas áreas interna e externa do Ginásio Goiânia Arena, local de fácil acesso, com espaço suficiente para o grande público, para as grandes produções de som, de luz e de decoração que acompanham a estrutura da Festa da Fantasia de Goiânia. 

Em 2016, confirmando o seu crescimento, a Festa da Fantasia passou a ser realizada no Goiânia Golfe Clube e, em 2017 e 2018, mudou-se para o estacionamento do Shopping Passeio das Águas. Naqueles dois anos, o público estimado foi de dez seis mil pessoas.

Estrutura

São 23 anos de tradição e referência em termos de estrutura, qualidade em serviço e diversão neste evento feito com muito profissionalismo pela organização da Festa da Fantasia. 

Os promotores não se esquecem em momento algum de criar esse mundo de fantasias e diversão, aliado à segurança e à responsabilidade. Hoje, o quadro é de no mínimo 1.000 pessoas que trabalham para que esse sonho se realize. Portanto, são mais de 1.000 empregos diretos e indiretos gerados no período pré e pós evento, além de, claro, na própria data da festa. 

Outro lado da festa é a preocupação ambiental. Todo o lixo reciclável é doado e mudas de árvores nativas do Cerrado são repassadas à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) como forma de compensação pela emissão de CO2. Sem falar na preocupação com a segurança, já que a Festa começa a ter sua estrutura física montada 45 dias antes da data do evento. 

A questão da segurança e da legalidade da realização do evento é tamanha que os alvarás de funcionamento e dos bombeiros atestando que tudo está em conformidade com a lei ficam expostos ao público no local da festa.

Impacto na economia de Goiânia

Atualmente, Goiânia vem se destacando nacionalmente como um dos grandes polos de lazer e entretenimento do Brasil. Situada no Centro-Oeste, a capital de Goiás tem certos atributos que atraem e consolidam festas que repercutem em todo o território brasileiro, em todos os segmentos. Um exemplo é a Festa da Fantasia de Goiânia.

Na semana que antecede a festa, a cidade se movimenta e se prepara para receber os turistas que vêm de todas as regiões do País. Estima-se que aproximadamente 6.000 pessoas de outras cidades cheguem a Goiânia para brincar e se divertir com as muitas atrações da Festa da Fantasia. 

Esses números podem ser comprovados pelo impacto causado na rede hoteleira da cidade, cuja taxa de ocupação de leitos nos hotéis e pousadas de Goiânia no fim de semana da Festa da Fantasia é um dos mais altos do ano e bate os 100%. As locadoras de carros também chegam a alugar 100% de sua frota. 

A maioria dos bares e restaurantes da cidade trabalha com lotação máxima da casa. Isso sem contar o mercado informal, que se potencializa no período anterior e posterior da Festa, como por exemplo o setor de confecções e de locação de roupas, que  produz, customiza, aluga e vende fantasias e cria figurinos exclusivos ou comuns, e também todas as outras pessoas que se envolvem e trabalham no evento.

Não é por acaso que hoje a Festa da Fantasia pertence ao calendário oficial da cidade de Goiânia em razão dos seus 23 anos de êxito, já que o segredo do sucesso é o público, aliado à competência dos colaboradores que dão todo o suporte, à estrutura física do evento e aos subsídios para que o evento aconteça e se realize, sempre com muita responsabilidade.

Atrações e facilidades

Durante as 23 edições da festa da Fantasia de Goiânia, muitas foram as atrações, entre celebridades das mais variadas áreas – entretenimento, televisão, esportes, mundo digital, cinema, música, teatro, jornalismo – que passaram pelo evento. Além da presença dessas personalidades, grande maioria reconhecida nacionalmente e até internacionalmente, destacam-se também as facilidades proporcionadas para quem adquire um ingresso. 

Nos diversos camarotes, lounges e áreas exclusivas diferenciadas, o público encontra facilidades como open bar que tem à disposição bebidas como cerveja, refrigerante, água, suco, vodka, whisky, energético e outras, além de ilhas de alimentação e buffets de salgados finos, massas, pizzas, risotos, panelinhas e até cardápio fitness, mais guloseimas como bombons, balinhas, picolés e sanduíches, sem contar espaços para salão de beleza, área zen, de relax e de massagem, entre outros.

Atrações musicais

Nas 23 edições da Festa da Fantasia, muitos dos maiores astros nacionais e internacionais da música eletrônica já comandaram as pick ups e levaram o público ao delírio, além de bandas do naipe do Baile da Favorita, Crossover, Make u Sweet, Monobloco e Trio Ternura. 

Entre os DJs, animaram as 23 edições da festa nomes como 3D, Alex Justino, Alok, André Pablo, Bárbara Labre, Bhaskar, Camila Peixoto, Carlesso, Carlo Dall Aner, Carol Legally, Carrijo, Christian Luke, Cia, Deep Colors, Elias Goca, Felguk, Fran Kirsch, Gabriel Boni, Guga Guizelini, Hands Up, Helen Sancho, Jetlag, John John, Jorge Pierre, Juliana Barbosa, Leilah Moreno e Lui Torcatto, por exemplo.

Também tocaram na Festa da Fantasia os MCs Leozinho e Koringa e os DJs Mário Fischetti, Marlboro, Mex, Milk, Morgana, Olin, Pete tha Zouk, Plastic Robots, Rafael Ramalho, Rafael Tiefenthaler, Redanka, Renato Borges, Ricardo Pazos, Rodrigo Melo, Rodrigo Sha, Sr. Smith, Tartaruga, Thascya, The Drunks, The Funk, Tocadisco, Tubarão, Twins, Vácuo Livre, Volkoder, Zé Pretim entre outros.  

Edição de 2019

A edição de 2019 já tem data marcada, dia 4 de maio. O local ainda não foi definido. Os ingressos promocionais já estão sendo vendidos através dos sites BaladaAPPTicMix.

Mais informações pelo telefone (62) 3434-8450 ou pelo WhatsApp  (62) 99305-7463.

Veja Também