Tem uma melancia no meu catchup!

Rica em nutrientes, a melancia é boa pedida para substituir o tomate no condimento

Postado em: 18-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Tem uma melancia no meu catchup!
Rica em nutrientes, a melancia é boa pedida para substituir o tomate no condimento

GUILHERME MELO* 

Deliciosa e refrescante, a melancia contém propriedades incríveis para o ser humano. A fruta é muito mais que o alimento preferido da personagem Magali, da Turma da Mônica; ela é composta majoritariamente por água, o que faz dela, portanto, um alimento pouco calórico. A paixão pelo alimento é tanta, que até catchup de melancia já foi desenvolvido. A ideia foi da chef Iracema Bertoco, da escola de gastronomia Centro Europeu.

Continua após a publicidade

Origem 

Ela é muito consumida em regiões secas do continente africano pois cerca de 92% do seu conteúdo é de agua. “Por ser composta por água, a melancia é uma excelente opção para hidratação, e ao contrário que muitos acreditam, não engorda”, revela a nutricionista Laís Bittencourt. 

De origem africana, mais especificamente da região do deserto do Kalahari, existem relatos de cultivo de melancia em hieróglifos egípcios. Segundo historiadores, eles colocavam o fruto no interior das tumbas dos faraós, como um alimento para o espirito. 

A fruta chegou à China, país que adotou a fruta como símbolo nacional, durante o século 10. Assim que mouros a introduziram a fruta na Europa, durante seu período na península Ibérica, no século 13. No Brasil, a melancia é uma herança dos africanos escravizados. Considerada uma das frutas mais saborosas e refrescantes, é uma boa pedida para dias quentes. Ela pode ser consumida em fatias ou em pedaços, na forma de sucos ou em saladas de frutas.

Apesar das baixas calorias, o fruto é muito nutritivo. A melancia é uma excelente fonte de vitamina C e apresenta boas quantidades de carotenoides, como o licopeno e o betacaroteno. “A fruta é rica em vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, ácido pantotênico, vitamina B6, biotina, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e do aminoácido citrulina”, revela Laís. Segundo a nutricionista, na melancia também encontramos o fitonutrientecucurbitacina e em suas sementes contêm quantidades significativas de lipídeos.

Cem gramas da fruta fornecem apenas 30 calorias, provenientes principalmente de açúcares pois as quantidades de proteínas e gorduras são inexpressivas. “As principais propriedades medicinais da melancia são sua capacidade antioxidante, anti-inflamatória e até mesmo diurético natural”, explica Laís. 

Outras formas de alimento 

Mas não é só a sua polpa que é comestível. Muitos locais fazem uso da casca e das sementes de melancia, pois, com a casca, podem ser feitas conservas. São preferíveis os frutos de plantas de cultivo orgânico, pois as cascas estarão livres de pesticidas. Sementes assadas são consumidas pelos povos do Oriente Médio. Os indianos, por sua vez, preparam um pão com uma farinha feita a partir dessas sementes.

Além da casca, é possível consumir o alimento de outra forma, como catchup. O alimento substitui o tomate, e acaba sendo uma opção para quem não gosta ou tem alergia ao vegetal. “O catchup feito de melancia, além de ser mais saudável por não conter, geralmente industrializados, é uma opção diferente para ingredientes de receitas”, explica. Segundo Laís, como qualquer alimento que tenha cozimento, vai perder uma porcentagem de nutrientes, mas nada que seja prejudicial. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob supervisão 

da editora Flávia Popov 

Veja Também