Elvis Elan: do rock ao sertanejo

Cantor e compositor tem novos projetos de DVD com músicas inéditas e parcerias exclusivas

Postado em: 18-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Elvis Elan: do rock ao sertanejo
Cantor e compositor tem novos projetos de DVD com músicas inéditas e parcerias exclusivas

GUILHERME MELO* 

O cantor e compositor Elvis Elan teve um início de carreira bem atípico dos demais cantores sertanejos. E foi sobre sobre sua história que ele falou, recentemente, no estúdio do jornal O HOJE. 

Continua após a publicidade

Natural da Bahia, o cantor começou a carreira em uma banda de rock, que montou com alguns amigos músicos para um concurso cultural de sua escola na cidade de São Desidério (BA).  Ele conta que se saiu muito bem no concurso , então, deu continuidade à banda que se chamava Identidade Restrita.  “Tive muitas inspirações do rock. A primeira música que cantei para em público foi do Legião Urbana, mas foi no sertanejo que me identifiquei”, revela o cantor. 

Elvis é um artista eclético. Ele já teve experiência também em uma banda baile, e cantava MPB em muitos bares de sua região. “Comecei de forma atípica dos outros cantores, e já ganhava dinheiro com música em pequenas apresentações de barzinhos”, lembra o artista. Pouco tempo após essas oportunidades, Elvis formou uma dupla sertaneja e se mudou para a cidade de Goiânia. A dupla cantou, junto, por um tempo, até Elvis Elan lançar carreira solo.

Na ‘capital do sertanejo’, Elvis descobriu qual estilo musical realmente gostava, e investiu nesta carreira. “Eu sempre gostei de música. Mesmo tendo as dificuldades do mercado, eu tinha certeza de que era nessa área que eu ia ser feliz”, explica.  Atualmente, o cantor se destaca no cenário sertanejo com shows bastante animados e irreverentes, agradando todos os públicos por onde passa e se destacando-se, principalmente, pelas suas composições. 

Muitas músicas de sua autoria foram gravadas por cantores de renome nacional como Jorge & Mateus , Marilia Mendonça, Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Thaeme & Thiago, Felipe Araújo , Solange Almeida, Cristiano Araújo, João Bosco & Vinicius , Joelma , Zé Ricardo e Thiago, Gabriel Gava e Cleber & Cauan. “Quando vi minha primeira música tocando no rádio, foi uma sensação incrível; eu escutava repetidamente sem parar”, conta. 

Elvis compôs músicas como Abre o Portão que eu Cheguei (Gusttavo Lima); Terra sem CEP (Jorge & Mateus); Blackout (Cristiano Araújo); Não Era Você (João Bosco & Vinícius); Sonhei que Tava me Casando (Wesley Safadão), Espaçosa Demais (Felipe Araújo) e Aham (Lucas Lucco) – composições que são de inspirações de Elvis.

O artista revela que, atualmente, o mercado exige muito do compositor que, às vezes, precisa ser até mesmo mecânico no processo de criação. “Para compor precisa ter, às vezes, o dom. O comércio musical é bastante acelerado, e, se o ‘rapaz’ não tiver ritmo, não consegue atender os pedidos”, explica o cantor.

Elvis explica que uma composição não é apenas letra e nas notas musicais; o criador procura sempre uma combinação de elementos. “Precisamos entender a música como um conjunto de elementos, cantor, letra, ideia, estilo e tudo mais”, cita. No universo musical, é necessário criar uma identidade em cima do artista, por isso existe uma equipe de produção. “Lembro de músicas de minha composição que foram gravadas em três vozes diferentes até encontrar a voz ideal”, conta. 

Atualmente, Elvis planeja a gravação do seu primeiro DVD, com participações de peso, mas ainda não reveladas. Ele diz que o trabalho promete ter um destaque em nível nacional no cenário da música sertaneja. “Estamos com um projeto de DVD com cinco músicas, mas preciso, antes, selecionar as músicas para ter a mesma característica e, depois, escolher a melhor voz para cantar comigo”, revela. O artista diz que já está pensando em uma continuação com mais participações e mais músicas. 

*Integrante do programa de 

estágio do jornal O HOJE sob supervisão da editora Flávia Popov 

Assista abaixo a entrevista!

Veja Também